Vida sexual precoce aumenta a incidência de HPV em mulheres

Mulheres mais pobres têm mais contato com o vírus
Mulheres mais pobres têm mais contato com o vírus

Medicina

24/12/2009

Para saber por que as mulheres com baixa renda têm maiores índices de câncer do colo do útero, foi realizada uma pesquisa com 20 mil pessoas. O resultado apresentado revelou uma associação entre a doença com a iniciação precoce da atividade sexual.

Os estudos apontaram que as mulheres mais pobres iniciam suas atividades sexuais aproximadamente quatro anos antes, das que tem condições financeiras melhores. Devido a este fato elas têm contato com vírus mais cedo, contribuindo assim para a estatística apresentada na pesquisa.

Antes de serem apurados estes fatos, acredita-se que a dessemelhança era proveniente da falta de controle de prevenção em regiões com menor concentração de renda.

Segundo o farmacêutico e tutor do Portal Educação, Ronaldo de Jesus Costa, o início da vida sexual quatro anos antes da média duplica o risco de desenvolver câncer. “O interessante é que o estudo mostra que a diferença na incidência não está relacionada ao HPV, ao cigarro ou ao número de parceiros sexuais”, diz Ronaldo.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93