25/11/2009
Os pacientes neurológicos ou com doenças e sequelas de cirurgia de cabeça e pescoço frequentemente possuem distúrbios de deglutição. O exame de escolha para a avaliação destes distúrbios é o videodeglutograma, porém, este não é ainda o ideal, pois apresenta limitações em algumas situações clínicas, sem contar que expõe o doente à radiação e ao risco de aspiração do contraste.
“O videodeglutograma é um exame muito solicitado pelos fonoaudiólogos, estudos recentes comparam o exame com a nasofibrolaringoscopia”, explica a fonoaudióloga e tutora do Portal Educação, Carolina Cysne.
Fibras ópticas flexíveis têm sido utilizadas para avaliar os pacientes com disfagia e outras queixas relacionadas à deglutição.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93