Indústrias se unem para lançar vacina contra tabagismo

O fármaco atua no sistema imunológico da pessoa
O fármaco atua no sistema imunológico da pessoa

Medicina

19/11/2009

Duas indústrias farmacêuticas entraram em um consenso para a produção de uma vacina que auxilia no tratamento aos dependentes de nicotina. As empresas GlaxoSmithKline (GSK) e Nabi Biopharmaceuticals vão trabalhar em prol de um tratamento que evite recaídas dos fumantes.

Para o devido acordo a GSK pagou US$ 40 milhões a Nabi que vem desenvolvendo uma vacina batizada de NicVAX. Em contrapartida a GSK vai receber uma opção de uma droga de segunda geração. O total avaliado destas operações é de U$ 500 milhões, segundo informações cedidas pelas companhias.

O fármaco atua no sistema imunológico da pessoa, produzindo anticorpos suficientes para rejeitar a nicotina e consequentemente anular seu poder de atuação.

Segundo o tutor do Portal Educação, Ronaldo de Jesus Costa, a parceria entre a GSK e Nabi pode causar uma revolução em saúde preventiva, mas ele acrescenta, “a vacina em teste deve ser eficiente e o produto final precisa estar acessível a todos que precisem do seu uso”, finaliza.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93