Pesquisa afirma que mãe pode transmitir câncer para o bebê pela placenta

A criança pode ser contaminada pelo câncer que atravessa a placenta
A criança pode ser contaminada pelo câncer que atravessa a placenta

Medicina

17/11/2009

A mulher que engravidar e estiver com algum tipo de câncer em seu organismo pode passar a doença para o bebê. De acordo com uma pesquisa realizada na Grã-Bretanha, a criança pode ser contaminada pelo câncer que atravessa a placenta, evidenciando que o sistema imunológico do bebê não foi capaz de evitar a contaminação.

A pesquisa relata que a capacidade de imunização do bebê durante a gestação é estudada há mais de cem anos. Já foram relatados dezessete casos de mães e filhos que apresentaram o mesmo tipo de câncer. “Estudos como este são interessantes para incentivar pesquisas que ajudem a bloquear este tipo de transmissão”, ressalta a fisioterapeuta e tutora do Portal Educação, Tatiana Leme.

As técnicas utilizadas para diagnosticar a transmissão da doença foram de identificação genética e foi a partir delas que os especialistas conseguiram ter certeza que o câncer do bebê foi passado pela mãe.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93