Técnica cirúrgica anunciada como esperança de cura da diabetes pode ser proibida

A cirurgia ainda não foi regulamentada
A cirurgia ainda não foi regulamentada

Medicina

12/11/2009

O médico Áureo Ludovico de Paula desenvolveu uma técnica cirúrgica, anunciada como esperança de cura para o diabetes tipo 2 a qual corre o risco de ser proibida no país. O Conselho Nacional de Saúde (CNS), que considera a prática ilegal e tem recebido notificações de pacientes que tiveram sequelas graves após a operação, entrou com uma representação no Ministério Público Federal (MPF) pedindo providências.

De acordo com especialista a chamada de interposição do íleo, a técnica consiste em deslocar uma porção da parte final do intestino delgado, de onde são secretados hormônios que estimulam a ação da insulina no pâncreas, para a parte superior, próxima ao estômago. Supostamente, a mudança ajudaria o paciente a perder peso e diminuiria a resistência à insulina, eliminando a necessidade de remédios contra a diabetes.

A cirurgia ainda não foi regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e nem sua eficácia cientificamente comprovada, porém mais de 400 pessoas já foram operadas, entre elas o apresentador Fausto Silva e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO).

No início do ano, a família de uma das pacientes procurou o CNS para denunciar o médico. Conforme publicado na edição mais recente da revista Época. No início do ano a família de uma das pacientes do médico procurou o CNS para fazer a denunciar. A paciente desenvolveu após a cirurgia uma fístula no estômago que a impede de se alimentar, pois a comida vaza para fora do órgão, podendo causar infecção. Ela sobrevive graças a uma sonda colocada no nariz que leva uma preparação proteica diretamente ao intestino. A paciente não era portadora de diabetes e teria feito a cirurgia para emagrecer, sob recomendação do médico.

“De fato é importante averiguar os fatores relacionados a essas sequelas geradas pela cirurgia, uma vez que a técnica não está regulamentada pelo CFM. Os sintomas do Diabetes tipo II podem ser amenizados com uma alimentação individualizada e rica em nutrientes, sabe-se que as mudanças de hábitos alimentares nessa doença são essenciais para um bom prognóstico e qualidade de vida do paciente, portanto procurar um nutricionista deve ser parte integrante do tratamento do indivíduo diabético.” Explica a nutricionista e tutora do Portal Educação Ana Paula Leão Rossi.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93