Anvisa libera medicamento que retarda o desenvolvimento do câncer de pulmão

O câncer de pulmão é considerado um dos mais comuns
O câncer de pulmão é considerado um dos mais comuns

Medicina

05/11/2009

O câncer de pulmão é considerado um dos mais comuns no mundo. Preocupada com este dado, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) liberou a circulação do medicamento bevacizumabe para auxiliar no tratamento de pacientes com câncer de pulmão.

Com a medicação usada após a quimioterapia, o tempo médio de vida tem um aumento de 10 para 12 meses. O bevacizumabe é chamado de terapia alvo, pois impede o crescimento dos vasos sanguíneos que fornecem nutrientes e oxigênio ao tumor, fundamentais para o seu desenvolvimento.

A fisioterapeuta e tutora do Portal Educação, Tatiana Leme, afirma que é muito importante possuir mais um aliado para este tipo de câncer. “Devido o câncer de pulmão ser líder entre as causas de morte entre homens e mulheres, esta doença mata mais anualmente do que o câncer de mama”, complementa.

O medicamento pode não chegar a matar o tumor, mas pode retardar o seu desenvolvimento. O bevacizumabe é a primeira droga que proporciona sobrevida superior a um ano.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93