Uso exagerado de celulares pode causar tumores no cérebro

A pesquisa analisou 12,8 mil pessoas de 13 países
A pesquisa analisou 12,8 mil pessoas de 13 países

Medicina

28/10/2009

A OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgou recentemente que o uso de telefones celulares em longo prazo pode aumentar os riscos do desenvolvimento de tumores no cérebro mais tarde.

A pesquisa analisou, por mais de uma década, 12,8 mil pessoas de 13 países. Foi descoberto um aumento significativo no risco de tumores cerebrais entre pessoas que usavam celulares há mais de 10 anos.

“É uma pesquisa importante devido ao grande número de pessoas que utilizam o aparelho celular, porém, há necessidade de um aprimoramento nesta pesquisa, para que os dados coletados possam se transformar em informações viáveis”, reforça o enfermeiro e tutor do Portal Educação, Alisson Daniel.

Mesmo com os resultados ainda não finalizados, os pesquisadores ressaltam que, pelo menos entre as crianças, o uso de telefones celulares deve ser restringido e ainda recomendam os adultos a moderarem, utilizando até mesmo fones de ouvido e o viva-voz, para que evite o contato direto com o aparelho.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93