27/10/2009
Em Portugal, aproximadamente 100 mil pessoas contraem infecção hospitalar por ano em alguma unidade de saúde. De acordo com informações do Programa Nacional de Controle da Infecção, os últimos dados apontam taxas de 8% em 2003, sendo que para 10 mil dos pacientes é fatal.
No entanto, a maioria dos casos tem cura e em outra situação a bactéria torna-se agressiva e pode até matar. As infecções urinárias são as mais comuns seguidas das respiratórias, sem contar que os idosos, crônicos e os recém-nascidos são os mais vulneráveis.
Além dos pacientes, a equipe (médicos, enfermeiros, técnicos, serventes, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, etc) e todas as pessoas que convivem e trabalham no ambiente hospitalar estão sujeitas à infecção.
“Nós, profissionais da saúde, estamos vulneráveis a diversas patologias e expostos a diferentes tipos de vírus. Por isso, devemos tomar cuidado em nos proteger o máximo possível, evitando a transmissão de certas doenças”, finaliza a fisioterapeuta e tutora do Portal Educação, Tatiana Leme.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93