23/10/2009
Para agilizar e dar mais transparência e segurança a doação de órgãos no país, o Sistema Nacional de Transplantes brasileiros passou a ter novas regras. Com estas mudanças serão investidos até 2010, R$ 24,1 milhões no setor.
De acordo com informações do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o objetivo deste novo processo é aumentar a quantidade de doadores e melhorar o aproveitamento de órgãos doados.
O novo regulamento traz novidades, como o benefício cedido a crianças e adolescentes. Eles terão preferência no recebimento de órgãos de doadores da mesma faixa etária.
Outra medida a ser aplicada é quanto à captação de órgãos para doação. O Ministério da Saúde pretende montar equipes em diversos hospitais em todo Brasil, com o objetivo de facilitar assim as doações.
Segundo a tutora do Portal Educação, Jeana Mara Escher de Souza, a fila para um transplante é algo desgastante e inevitável. “Muitas vidas dependem de um telefonema indicando um possível doador. Milhares de pessoas enfrentam isso no Brasil”, diz Jeana.
“Existem vários critérios para receber um transplante e agora as crianças e adolescentes ganham mais um benefício nessa luta, o que é muito importante, vendo que as chances de recuperação dos mesmos são maiores”, esclarece a tutora.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93