Novo estudo mostra que operação cardíaca não é muito promissora

Técnica de remodelar o coração mostrou-se promissora no início
Técnica de remodelar o coração mostrou-se promissora no início

Medicina

08/10/2009

Recente estudo descobriu que as operações direcionadas ao tratamento de falência cardíaca, ou seja, as que têm como objetivo remodelar o coração não estão ajudando muito os pacientes, porém, no início, a técnica se mostrou promissora.

Os cirurgiões cardíacos vêm realizando esse procedimento há 20 anos nos pacientes que já foram submetidos a pontes de safena para tratar artérias coronárias bloqueadas. “As patologias cardíacas afetam muito a população em geral. Por isso a necessidade de buscar melhores formas de tratamento e eficiência dos mesmos para estas doenças”, explica a fisioterapeuta e tutora do Portal Educação, Tatiana Leme.

Para a realização da pesquisa, mil pessoas foram aleatoriamente determinadas a realizar reconstrução e ponte de safena ou somente por este último procedimento. Durante 48 meses, os pesquisadores verificaram quantos morriam ou dariam entrada novamente no hospital, além de observar sintomas e a capacidade de se exercitar.

Foi constatado que os pacientes que passaram pela reconstrução, estiveram mais tempo na mesa de cirurgia e no hospital, porém, cirurgiões afirmam que os pacientes com cicatrizes cardíacas graves, que ainda não foram estudados, poderão se beneficiar do estudo.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93