Estudos revelam que técnica usada para remodelar coração não atingiu o resultado

A técnica que se mostrou bastante promissora
A técnica que se mostrou bastante promissora

Medicina

29/09/2009

Estudos revelam que a técnica usada para remodelar coração não atingiu o resultado esperado

A técnica que se mostrou bastante promissora para tratar falência cardíaca, segundo novos relatos médicos, não ajuda paciente. A operação, conhecida como reconstrução ventricular, remodela a principal câmara de bombeamento do coração na esperança de fazê-lo funcionar melhor. Por cerca de 20 anos, cirurgiões têm realizado esse procedimento em alguns pacientes com falência cardíaca que já estão submetidos a pontes de safena para tratar artérias coronárias bloqueadas.

“As patologias cardíacas afetam muito a população em geral, ai a necessidade de buscar melhores formas de tratamento e eficiência dos mesmos para estas patologias.” Afirma a Tutora do Portal Educação Tatiana Leme.

Os médicos esperavam que a reconstrução, por meio da restauração do tamanho e da forma natural do coração, ajudasse as pessoas a se sentirem melhores e sobreviverem por mais tempo.

De acordo com um importante estudo, no qual mil pessoas foram aleatoriamente determinadas a passar pela reconstrução e pela ponte de safena, ou somente pela ponte de safena, os pesquisadores monitoraram os pacientes por uma média de 48 meses para verificar quantos morriam ou dariam entrada novamente no hospital. Eles também observaram sintomas e a capacidade de se exercitar. Desta forma os especialistas concluíram que não houve diferenças entre os dois grupos. Os índices de morte e re-hospitalização foram os mesmos, e os sintomas melhoraram de forma igual em ambos os grupos.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93