28/08/2009
Um estudo feito em Porto Alegre e publicado na revista científica Nature revela que alimentos ricos em flavenoides, como o chocolate, a uva e o azeite de oliva, podem prejudicar a saúde do bebê se consumidos em excesso por gestantes durante os últimos meses de gravidez. Os especialistas do Instituto de Cardiologia, afirmam que os flavenoides inibem a produção de uma substância que regula a saída de sangue do coração do feto.
Foram avaliadas as velocidades de fluxo nos dutos e as dimensões dos ventrículos do coração de 102 fetos expostos a alimentos ricos em flavenoides, e 41 fetos cujas mães não incluíram muitos desses alimentos na dieta. Após a análise, os cientistas observaram alterações na dinâmica do coração daqueles expostos a essas substâncias.
Sendo assim, foi constatado que a redução na produção de prostaglandina, causada pela ingestão dos flavenoides no terceiro trimestre de gestação, diminui a passagem do sangue do coração do feto para a corrente sanguínea, podendo causar um acúmulo do sangue no coração.
De acordo com os pesquisadores, os flavenoides têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que são benéficas para a maioria das pessoas. No entanto, ainda não se sabe qual quantidade é segura para o bebê durante a gestação. Dessa forma, os pesquisadores alertam que o aconselhável é as mulheres grávidas limitarem a ingestão de alimentos ricos nessa substância.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93