DSTs não são levadas a sério pelos brasileiros

O perigo está na questão da automedicação
O perigo está na questão da automedicação

Medicina

21/08/2009

O Ministério da Saúde divulgou em pesquisa recente que cerca de 10 milhões de brasileiros já tiveram algum tipo de Doença Sexualmente Transmissível (DST). O problema está no fato de que, deste total, 6,6 milhões de homens e 3,7 milhões de mulheres já apresentaram sinais da doença e 18% deles e 11,4% delas não procuraram tratamento médico.

O perigo está na questão da automedicação, pois a partir do momento da descoberta da doença, cerca de 25% dos homens não procuram um médico e vão direto às farmácias. Já as mulheres, quase que na totalidade (99%), procuram imediatamente um médico quando sentem algum sintoma.

“As pessoas, durante o ato sexual, preocupam-se apenas com o fator gravidez, esquecendo que as doenças sexualmente transmissíveis estão espalhadas pela população, sendo que em muitos casos elas são assintomáticas em algumas pessoas e sintomáticas em outras, aumentando assim o risco de transmissão”, alerta o enfermeiro e tutor do Portal Educação, Alisson Daniel.

Caso as DSTs não sejam tratadas, elas podem aumentar em 18 vezes o risco de contrair AIDS. Para prevenir e controlar a doença, o Ministério da Saúde lançou a campanha “Muito prazer, sexo sem DST”, com foco principalmente nos homens.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93