13/08/2009
Um importante estudo científico (INTERMAP) feito no ano de 2006 demonstrou a relação entre o consumo de proteínas de origem vegetal e a redução da pressão arterial, ao mesmo tempo em que estudos anteriores confirmaram que o consumo total de proteínas não aumenta os níveis pressóricos. Porém, esta pesquisa não definiu qual o micronutriente das proteínas vegetais que é responsável por esta prevenção contra a hipertensão arterial.
O jornal oficial da Associação Americana do Coração, o periódico Circulation, acaba de publicar a extensão do estudo INTERMAP, que destacou a importância do ácido glutâmico, principal aminoácido encontrado nas proteínas vegetais, que é um dos micronutrientes que ajudam a controlar a pressão arterial. Dessa forma, entende-se por que os vegetarianos têm menor tendência a desenvolver hipertensão arterial.
O infarto do coração e o derrame cerebral estão fortemente ligados à hipertensão arterial e, mesmo diante do progresso da medicina moderna, grande parte da população adulta é hipertensa. No entanto, por mais que o indivíduo hipertenso carregue consigo um fator determinante genético, ele pode se prevenir adotando hábitos dietéticos e melhorando o estilo de vida.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93