TV pode aumentar pressão arterial em crianças

Assistir TV é mais nocivo do que jogar videogame
Assistir TV é mais nocivo do que jogar videogame

Medicina

12/08/2009

Um estudo publicado na revista científica Archives of Pediatric and Adolescent Medicine observou que crianças que passam muito tempo em frente à televisão têm mais chances de apresentar elevação da pressão arterial independentemente do seu nível de gordura corporal ou peso.

A pesquisa analisou a relação entre a pressão arterial das crianças e sua escolha de passatempos passivos, como por exemplo, assistir à TV, usar o computador e ler. Entre as mais de 110 crianças, de 3 a 8 anos de idade, que participaram dos testes, observou-se que quando elas assistiam a programas na televisão a pressão arterial nos pequenos aumentava, mas o mesmo comportamento não foi observado quando as crianças optavam por outros hábitos.

As crianças usaram um aparelho, chamado de acelerômetro, durante uma semana. Quando o marcador indicava 50, representava que estavam em uma situação sedentária. Além disso, os pais das crianças relataram quanto tempo os filhos gastavam com cada uma das atividades passivas.

O estudo concluiu que as crianças que passavam de 90 a 330 minutos por dia em frente à televisão tinham a pressão arterial sistólica e diastólica (o maior e o menor valor da leitura da pressão sanguínea verificado durante a medicação, respectivamente), de cinco para sete pontos mais elevados do que nas crianças que assistiam menos de meia hora de televisão por dia.

Assistir TV é mais nocivo do que jogar videogame, por exemplo, porque a ação de jogar demanda o mínimo de movimentos da criança, segundo os pesquisadores. Além de estimular o comportamento passivo, a TV normalmente associa-se ao consumo de guloseimas, como salgadinhos e biscoitos, ricos em sal e gordura, e que também contribuem para o aumento da pressão.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93