Nova técnica de cirurgia do coração tem inúmeras vantagens

Esta cirurgia é menos agressiva
Esta cirurgia é menos agressiva

Medicina

22/07/2009

No Brasil, as vítimas fatais com doenças cardiovasculares chegam a 300 mil por ano, fazendo com que sejam os tipos de doenças que mais levam a óbito no país. De acordo com informações da Organização Mundial da Saúde, estima-se que oito milhões de pessoas morreram no ano 2000 e que, dentro de 30 anos, haverá um aumento de 250% nos casos.

Para reduzir esses números, o ideal seria que a população em geral se conscientizasse que a mudança para um estilo de vida mais saudável como evitar o tabagismo, sedentarismo e alimentação inadequada, diminuiriam em até 80% as mortes por essas doenças.

Enquanto a maioria da população não se atenta a isso, a medicina desenvolve procedimentos menos invasivos para barrar a mortalidade. É o que fez um grupo de especialistas da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular.

O novo procedimento consiste em fazer operações feitas por meio de pequenos cortes de seis a oito centímetros sem a necessidade de abrir o peito do paciente. Com o auxílio de cateter e de instrumentos menores, é possível substituir válvulas cardíacas, corrigir fibrilação atrial, tratar doenças da artéria aorta sem contar que permite o implante de artérias.

“Estas intervenções cirúrgicas percutâneas diminuem o tempo de internação do paciente, podendo este retornar mais rápido às suas atividades laborais e sociais, porém, a prevenção continua sendo o melhor caminho para evitar as doenças cardiovasculares”, ressalta o enfermeiro e tutor do Portal Educação, Alisson Daniel.

Esta cirurgia é menos agressiva, pois, além de não deixar o coração à mostra, diminui a necessidade de transfusão de sangue, o risco de infecção, a dor, o tempo de permanência na CTI, os dias de internação, e oferece recuperação mais rápida, proporcionando uma maior sobrevida.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93