Dormir depois do almoço favorece ao tipo 2 da diabetes

Dormir durante o dia resulta em menos horas de sono à noite, o que aumenta o risco da doenç
Dormir durante o dia resulta em menos horas de sono à noite, o que aumenta o risco da doenç

Medicina

02/07/2009

Uma pesquisa realizada na Inglaterra analisou os hábitos de 16.480 pessoas, e conclui que as que costumavam tirar uma soneca depois do almoço tinham 26% mais chance de serem afetadas pela diabetes tipo 2 do que as que não dormiam.


De acordo com os cientistas, isso se dá em razão a vários fatores. Entre eles, estão o sono noturno perturbado e uma associação entre a soneca e a diminuição da atividade física.


Dormir durante o dia resulta em menos horas de sono à noite e, segundo os especialistas, estudos anteriores já mostraram uma relação entre o sono noturno curto e o risco pra a diabetes.


Outro ponto importante é que ao acordar de uma soneca, o organismo ativa hormônios e mecanismos que impedem a insulina de atuar com eficiência. De acordo com os cientistas, isso poderia predispor ao tipo 2 da diabetes- que se desenvolve quando a insulina produzida pelo corpo não funciona direito.


Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93