Câncer de mama pode ser tratado com medicamentos que provocam queda de cabelo

67% das pacientes responderam bem ao tratamento, reduzindo o tamanho dos tumores em até 30%
67% das pacientes responderam bem ao tratamento, reduzindo o tamanho dos tumores em até 30%

Medicina

18/06/2009

Um estudo apresentado no Encontro Anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica mostrou que a combinação de dois medicamentos (capecitabina e vinorebina) usados na quimioterapia com trastuzumabe pode ser uma nova opção para o tratamento do câncer de mama, já que provoca a queda de cabelos nas pacientes.

Foram avaliadas 45 pacientes com câncer de mama HER2 positivo metastático e, deste total, 67% responderam bem ao tratamento, com uma redução do tamanho dos seus tumores em pelo menos 30%.

“Novos tratamentos como este podem estimular muitas mulheres que ficam psicologicamente abaladas por perderem os cabelos, o que afeta diretamente sua feminilidade”, frisa a fisioterapeuta e tutora do Portal Educação, Tatiana Leme.

O oncologista, Winston Tan, enfatiza que esse regime não é um tratamento curativo, mas proporciona às pacientes uma melhor qualidade de vida, em comparação com outros regimes comumente usados.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93