17/06/2009
Nas Festas Juninas, o amendoim é ingrediente fundamental. Porém uma Associação de Consumidores avaliou oito marcas deste produto e encontrou altos teores de aflatoxina, em uma das marcas.
“A aflatoxina é uma toxina produzida por fungos do gênero Aspergillus. Em condições favoráveis de temperatura e umidade, estes fungos crescem em certas rações e alimentos, resultando na produção das aflatoxina. As contaminações ocorrem com maior intensidade em nozes, amendoins e outras sementes oleosas, incluído o milho e sementes de algodão. Esta toxina tem poder carcinogênico, podendo originar tumores de fígado”, esclarece a farmacêutica e tutora do Portal Educação Jeana Mara Escher de Souza.
O nível de contaminação analisado é dez vezes maior do que a lei brasileira permite. A Associação de Consumidores pediu à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e ao Ministério da Agricultura a confiscação e o recolhimento do mercado do lote 03073 do amendoim cru da marca Kisabor.
Há dois anos, a União Europeia energizou o controle sobre os amendoins e seus derivados do Brasil devido ao risco de contaminação por aflatoxina.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93