Células-tronco podem combater doença na visão

O paciente recebe uma injeção de célula-tronco, implantada na cavidade vítrea do
O paciente recebe uma injeção de célula-tronco, implantada na cavidade vítrea do

Medicina

29/05/2009

A retinose pigmentar é uma doença genética que causa degeneração da retina e perda gradual da visão provocando cegueira irreversível. Uma recente descoberta trata-se de um tratamento realizado com células-tronco para recuperar a visão de portadores dessa doença.


O procedimento se faz da seguinte maneira: o paciente recebe uma injeção de célula-tronco, implantada na cavidade vítrea do globo ocular, em uma espécie de gel que fica sobre a retina. Este tratamento é realizado em um único dia, sem a necessidade de internação.


Vale ressaltar que este é apenas um estudo experimental, que visa avaliar a segurança do uso de células-tronco de retinose pigmentar e que o Conselho Nacional de Ética em Pesquisa, órgão que regulamenta os estudos realizados em humanos, autorizou o protocolo de pesquisa para uso em apenas cinco pacientes.


“Este é mais um estudo que mostra os benefícios com as células-tronco. É possível trazer a muitos portadores de diferentes patologias resultados positivos”, afirma a tutora do Portal Educação Tatiana Leme.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93