16/05/2009
As noites mal dormidas dão prejuízo à vida durante todo o dia. Algumas das consequências causadas por uma noite constrangedora são; sonolência, cansaço, falta de energia durante o dia e nervos à flor da pele. Tudo isso acaba por prejudicar o trabalho e a vida profissional do indivíduo.
Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira do Sono avaliou cerca de 40 mil pessoas das principais capitais do Brasil e revelou que 53% da população não tem um sono restaurador e 43% apresenta sinais de cansaço no decorrer do dia.
Uma das causas de se ter noites mal dormidas é a insônia e a apneia. A insônia é um sintoma e não uma doença como muita gente pensa. Já a apneia causa engasgos e paradas respiratórias no meio da noite.
“Hoje, já existe um consenso entre os profissionais de Saúde que tratar a apneia obstrutiva reduz a progressão da arterioesclerose, o que pode contribuir para a diminuição do risco de ataques cardíacos e derrames cerebrais”, explica a enfermeira e tutora do Portal Educação, Fernanda Machado.
Portanto, é de extrema importância que o indivíduo tenha uma noite de sono bem dormida, pois o sono é um período de relativo repouso para o sistema cardiovascular. Além de a pessoa estar bem no dia seguinte, ela também terá a integridade do sistema cardiovascular.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93