Pesquisa aponta avanço do tratamento de diabetes por meio de células-tronco

Os estudos com as células tronco traz uma esperança aos pacientes diabéticos.
Os estudos com as células tronco traz uma esperança aos pacientes diabéticos.

Medicina

02/05/2009

Grupos de pesquisadores brasileiros realizaram uma pesquisa sobre a diabetes e revelaram que o pâncreas de um paciente com diabetes tipo 1 pode voltar a funcionar após transplante de células-tronco do próprio paciente.

“O diabetes Tipo 1 é uma doença autoimune caracterizada pela destruição das células beta produtoras de insulina. Quando isso acontece, é preciso tomar insulina para viver e se manter saudável”, explica a farmacêutica e tutora do Portal Educação Jeana Mara Escher de Souza.

Os autores vinham acompanhando alguns voluntários há quase cinco anos e perceberam que o nível do peptídeo-C, indicador da quantidade de insulina produzida pelo corpo humano, aumentou nos pacientes submetidos a este tratamento. Essa substância é liberada pelo pâncreas no sangue cada vez que uma molécula de insulina é produzida. Ou seja, quanto maiores suas taxas, maior a produção de insulina e menor o risco de complicações ligadas à doença.

Oito dos voluntários ainda necessitaram do hormônio sintético, mas em doses muito baixas. Apesar de não produzir todo o hormônio de que necessitam, eles passaram a produzir mais peptídeo-C, isso é, o pâncreas está funcionando melhor também nessas pessoas.

Enquanto isso, quem ainda precisa controlar o diabetes, necessita tomar o medicamento. “As pessoas precisam de injeções diárias de insulina para regularizar o metabolismo do açúcar. Se os níveis de glicose não forem adequadamente controlados, o diabetes tipo 1 pode provocar uma série de problemas incômodos e potencialmente fatais. Os estudos com as células tronco traz uma esperança aos pacientes diabéticos”, conclui Jeana.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93