Ataques cardíacos silenciosos não provocam nenhum sintoma

Mesmo um eletrocardiograma não é capaz de identificar qualquer sinal de infarto.
Mesmo um eletrocardiograma não é capaz de identificar qualquer sinal de infarto.

Medicina

29/04/2009

Infartos silenciosos sem apresentar sintomas são mais frequentes, segundo pesquisa norte-americana. Nos Estados Unidos, a cada ano, cerca de 200 mil pessoas sofrem ataques cardíacos silenciosos, sendo indolores ou até produzem dores atribuídas a outras causas.


Mesmo um eletrocardiograma não é capaz de identificar qualquer sinal de infarto, somente uma nova técnica de imagem cardíaca realizada por meio de ressonância magnética de alta resolução retardada que detecta danos causados nos tecidos por estes pequenos ataques.


De acordo com a fisioterapeuta e tutora do Portal Educação, Tatiana Leme, “os infartos silenciosos devem ser pesquisados, já que muitos sintomas são ignorados pelos pacientes e também pelos próprios médicos”.


Aproximadamente 200 pacientes suspeitos de sofrer problemas coronários e mesmo sem nunca terem sofrido uma crise cardíaca foram submetidos a exames e, 35% dos examinados, tinham sinais de ataques cardíacos silenciosos.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93