Tecido conjuntivo de propriedades especiais e suas divisões

O tecido adiposo é parte das divisões do tecido conjuntivo
O tecido adiposo é parte das divisões do tecido conjuntivo

Medicina

02/06/2015

De acordo com suas propriedades, são divididos em:

Tecido Adiposo
É um tipo especial de tecido conjuntivo onde ocorre a predominância de células adiposas ou adipócitos, que são aquelas destinadas ao armazenamento de gordura.

Essas células podem aparecer isoladamente ou formando pequenos grupos no tecido conjuntivo, porém são mais frequentes no tecido adiposo espalhado pelo corpo.

Algumas de suas funções básicas são:

Reserva energética.

Modela a superfície corporal (o tecido adiposo localiza-se sob a pele).

Forma coxins absorventes de choque (na palma das mãos e na planta dos pés).

Isolamento térmico.

Preenche espaços entre os tecidos e órgãos.

Sustenta órgãos, auxiliando na manutenção da posição dos mesmos.

Nos animais que hibernam, fornece calor.

De acordo com a estrutura de suas células, sua localização, cor, inervação, vascularização e funções, o tecido adiposo é classificado em dois tipos.

• Adiposo Unilocular

• Adiposo Multilocular

Tecido Adiposo Unilocular
É também conhecido como tecido adiposo amarelo ou comum, pois geralmente apresenta a cor amarela.

No homem adulto é encontrado distribuído no corpo de acordo com o biotipo, sexo e idade, e constituindo a reserva energética e a proteção contra o frio.

Em recém-nascidos, é encontrado formando o panículo adiposo, camada de espessura uniforme situada sob a pele.

A célula adiposa ou adipócito unilocular é uma célula grande e contém uma única gota de gordura em seu citoplasma.

Tecido Adiposo Multilocular

Também conhecido como tecido adiposo pardo em virtude a sua abundante vascularização sanguínea.

Este tecido possui distribuição limitada em humanos, sendo mais frequentes em recém-nascidos e em animais que hibernam, onde agem na termorregulação, distribuindo o sangue aquecido para o corpo todo.
O adipócito multilocular é menor que o unilocular e contém várias gotículas de gordura de diversos tamanhos em seu citoplasma.

Tecido Elástico

É um tecido dotado de grande elasticidade, porém pouco frequente. Em sua constituição, encontramos feixes de fibras elásticas grossas separadas por tecido conjuntivo do tipo frouxo.

Esse tecido é encontrado em ligamentos amarelos da coluna vertebral e ligamento suspensor do pênis.

Tecido Reticular ou Hemocitopoético

O tecido hemocitopoético, também chamado reticular, é constituído por fibras reticulares associados a células reticulares.

Essas possuem núcleo grande e longos prolongamentos que se unem aos das células vizinhas, formando uma rede tridimensional que suporta as células hematopoiéticas, responsáveis pela produção de células do sangue e da linfa.

O tecido reticular apresenta duas variações:


Tecido Hemocitopoético Mieloide
Encontrado na medula óssea vermelha, onde é responsável pela produção de elementos figurados do sangue como os glóbulos vermelhos, alguns tipos de glóbulos brancos e plaquetas.

Tecido Hemocitopoético Linfoide

Encontrado de forma isolada em órgãos linfáticos como os linfonosos, baço, timo e amígdalas, onde produzem alguns tipos de glóbulos brancos (monócitos e linfócitos).

Tecidos de Transporte

Este tecido é o responsável pelo transporte e distribuição de diversas substâncias pelo organismo, participando também do mecanismo de defesa do corpo. É dividido em dois tipos:

 Sanguíneo e Linfático.

Vamos vê-los a seguir!

Tecido Sanguíneo

O tecido sanguíneo ou sangue é constituído por substância fundamental líquida, o plasma, de composição química complexa, e por células.

Esse tecido participa da manutenção de um meio interno constante, permitindo ao organismo, mesmo com grandes variações internas e externas, realizar um metabolismo geral equilibrado.

No plasma circulam várias substâncias, como nutrientes, gases respiratórios, hormônios, enzimas, anticorpos, excretas, sais e outros. Assim, o sangue garante um equilíbrio hídrico, ácido-base (pH) e osmótico, mantendo-se em concentração isotônica com os tecidos.

Ao circular pelo corpo, ele distribui de maneira uniforme o calor (Termorregulação) e pela ação dos leucócitos, exerce proteção contra micro-organismos e corpos estranhos que invadem o organismo.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93