Tratamento e Prevenção da Dengue

Medicina

29/05/2015

Tratamento da Doença


Não existem medicamentos específicos no combate ao vírus da Dengue, e o tratamento indicado é basicamente hidratação em abundância (água, sucos, soro caseiro, chás), repouso, antitérmica e analgésica (Prescritos pelo médico).


Após o início do tratamento, a tendência é de que os sintomas da doença comecem a diminuir a partir do terceiro dia, estendendo-se até o sétimo dia, aproximadamente.


Ácido Acetilsalicílico (AAS)
A automedicação é muito perigosa!


Por quê? Eu sempre tomo remédios que estou acostumado.


Saiba que isso é muito perigoso, pois o uso de antitérmicos que contenham em sua fórmula o ácido acetilsalicílico pode induzir a manifestação da Dengue hemorrágica.


Minha nossa, eu não sabia, e por que isso acontece? Isto acontece porque estes medicamentos tem ação anticoagulante favorecendo hemorragias. Por isso, no caso de

Dengue, só use medicamentos indicados pelo médico.


Vacinas contra a Dengue

Até o presente momento não existe vacina para a prevenção e tratamento da Dengue. O fato de o vírus possuir sorotipos diferentes dificulta o desenvolvimento da mesma. Dessa forma, ela teria que ser polivalente com o vírus vivo atenuado.


A ausência de cobaias (animais que manifeste a doença) também é uma dificuldade na elaboração da vacina, visto que ela precisa ser testada e aprovada antes da aplicação em humanos.


Não existe ainda um conhecimento aprofundado sobre a estrutura do vírus e a sua capacidade de mutação, sendo que são itens imprescindíveis para a elaboração de uma vacina.


Evitando a Proliferação do Mosquito
O combate à Dengue somente será efetivo se acabarmos com o ciclo reprodutivo do vetor. Acabando com a reprodução do mosquito, não haverá insetos adultos e assim a doença não se propagará.


Você já conhece como é feita a reprodução do mosquito, sabe também que qualquer foco de água pode ser suficiente para que essa reprodução aconteça com sucesso.


Para o combate ao mosquito devemos:


• Manter recipientes que possam acumular água parada, tampados como caixas d’ água, tanques, cisternas, tambores.
• Virar garrafas de cabeça para baixo para evitar acúmulo de água e a postura de ovos nas mesmas.
• Não deixar água acumulada em lajes, pneus velhos, canaletas, etc.
• Colocar areia nos pratinhos das plantas, trocando-a semanalmente e lavando o pratinho com água e sabão.
• Não deixe lixo acumulado em casa ou terrenos baldios, coloque-os em sacos plásticos mantendo-os bem fechados.
• Lavar pratos de comida e água de animais com água e sabão.
• Tratar a água de piscinas com cloro e, se possível, mantê-las fechadas com lonas.
• Trocar a água de plantas aquáticas lavando seu recipiente com água e sabão semanalmente.
• As bromélias são plantas que podem acumular água em seu interior, por isso, recomenda-se colocar areia dentro das bromélias.
• Lavar recipientes usados para armazenar água, como barris, tonéis, latas, com água e sabão uma vez por semana.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93