Os Cuidados Com A Higiene Do Bebê

Os cuidados de higiene do bebê.
Os cuidados de higiene do bebê.

Medicina

07/05/2015

Os cuidados de higiene do bebê, não exigem grandes habilidades. Porém, é preciso certa organização, para preservar a saúde da criança.

Hora do Banho


O banho do bebê não deve ser muito demorado, em especial nos primeiros dias de vida. A escolha do local é importante, pois o cômodo não deve ter passagem de ar. A temperatura da água deve estar próxima da temperatura do corpo do bebê, em torno de 36ºC.

Para que a mamãe não tenha surpresas indesejáveis, deverá preparar o material para o banho, antes de iniciá-lo. Sugerimos a seguinte relação:

1) Algodão;

2) Cotonetes;

3) Sabonete neutro, de preferência líquido;

4) Escova de cabelo;

5) Álcool 70% para esterilização;

6) Tesoura de unha;

7) Creme para assaduras;

8) Óleo de amêndoas;

9) Roupa separada, de acordo com a temperatura do ambiente;

10) Toalha macia;

11) Fralda descartável.

Existem várias maneiras de dar o banho. Apresentaremos uma técnica simples e fácil.

A melhor técnica, porém, é aquela em que mãe e filho sintam-se bem.

Passo a passo para o banho:

1º. Passo – antes de entrar na água, limpar as secreções dos olhos do bebê, com um chumaço de algodão ou uma gaze, embebida em água.

2º. Passo – limpar as bordas do nariz com cotonete umedecido em água. Atenção para não introduzir a haste dentro do nariz do bebê.

3º. Passo – colocar a água morna, à temperatura de 37ºC, na banheira, até atingir, aproximadamente, 12 cm de profundidade.

4º. Passo – ao tirar as roupinhas e fraldas do bebê, remover, com algodão e líquido antisséptico, quaisquer resíduos de fezes e urina, antes de colocá-lo na banheira.

5º. Passo – colocar o bebê na água, aos poucos, começando pelos pés e depois pelo corpo, apoiando sua nuca no braço do adulto.

6º. Passo – com a outra mão, iniciar o banho, umedecendo os cabelos. Aplicar o sabonete neutro, massageando delicadamente, e remova a espuma da frente da cabeça para trás, evitando que entre nos olhos. Enxaguar bem.

7º. Passo – lavar o corpo, começando pelo peito, abdômen, genitais, pernas e pés, dando atenção especial para as dobrinhas. Usar a mão para esfregá-lo, ou um paninho macio. Virá-lo de bruços para limpar as costas e o bumbum.

8º. Passo – enxaguar, secá-lo bem, prestando atenção nas dobrinhas. Vesti-lo rapidamente. Escovar, delicadamente, seus cabelos.


Cuidados com o cordão umbilical

No parto, quando o cordão umbilical é cortado, sobra uma pontinha do mesmo no bebê, que seca e cai num período de três semanas. Durante esse período, o cordão deve ser mantido o mais limpo e seco possível, com o auxílio de um curativo.

O curativo do umbigo deve ser realizado, pelo menos, três vezes ao dia, com o uso de um cotonete, chumaço de algodão ou um tecido ensopado com álcool 70%. Com delicadeza, segurar e erguer a ponta do cordão, suficientemente, para limpar a base do umbigo. É importante espremer o álcool ao redor do cordão e limpar qualquer drenagem.

Dicas importantes:

- A mamãe não precisa ter medo de limpar o umbigo, ele não dói;

- O bebê pode emitir alguma reclamação devido à temperatura fria do álcool;

- Aplicar o álcool por alguns dias após o cordão ter caído, para assegurar uma completa cicatrização da ponta do cordão;

- Se o bebê apresentar febre, ou seu cordão apresentar sangramento abundante, excesso de secreção ou odor desagradável, procurar o pediatra imediatamente.


Trocas de Fraldas


As fraldas devem ser trocadas sempre que necessário, tratando-se tanto de fezes como apenas de urina. Embora pareça uma série interminável, com um pouco de conhecimento e prática, a mamãe manterá seu bebê sempre seco e confortável.

Deixar os itens necessários num só lugar, de preferência onde são feitas as trocas.

Itens indispensáveis:

- Algodão: comprar um rolo e deixar os chumaços separados, antes de usar. - Toalhinhas: para limpar fezes e secar o bumbum do bebê. - Tigela com água morna: o algodão e água morna é a maneira mais adequada de fazer a higiene do bumbum da criança. - Creme protetor: pode ser um indicado pelo pediatra, ou ser substituído por óleo de amêndoas doces. - Lencinho umedecido: útil para limpar o bumbum do bebê, quando estiver fora de casa. - Fraldas descartáveis ou de pano. - Fita crepe.


Procedimentos:

1º. Passo – retirar a fralda suja. Se só estiver molhada, a mãe pode limpar o bumbum do bebê com um lenço ou com água morna, e colocar a fralda limpa, imediatamente;

2º. Passo – se o bebê fez cocô, limpar seu bumbum com um lenço umedecido ou água morna, secando-o, delicadamente. Evitar o uso de sabonete, exceto nos casos de diarreia. Se necessário, usar sabão específico para bebês;

3º. Passo – depois de limpo e seco, aplicar a pomada para assaduras, preocupando-se com as dobrinhas;

4º. Passo – colocar a fralda limpa;

5º. Passo – evitar o uso de talcos, pois não acrescentam nada na limpeza do bebê. Representa apenas um risco de intoxicação.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Saúde

por Colunista Portal - Saúde

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93