Etapas Do Desenvolvimento Do Bebê

Fases de um bebê.
Fases de um bebê.

Medicina

07/05/2015

A cada dia, é possível perceber novas transformações no bebê. São gestos, sorrisos, olhares que marcam cada uma das fases do seu desenvolvimento.

Descreveremos, de forma resumida, este processo durante os primeiros doze meses de vida, considerando que cada bebê, sendo único, apresenta ritmos de desenvolvimento específicos. Portanto, não é necessário desesperar-se, se o dentinho ainda não nasceu, ou se o peso e a altura não condizem com o descrito abaixo:

1 mês – dorme bastante e a visão é limitada, enxergando somente objetos próximos aos seus olhos, cerca de 30 cm, com visão embaçada e dupla, em função da retina, que ainda não está unificada. Movimenta o corpo em cadência com a voz, e chora por comida. Mama a cada três ou quatro horas, mas esses intervalos podem ser menores. Também reage aos sons mais altos e pode assustar-se com ruídos inesperados.

- Estatura e peso médios:


- Meninos: 55 cm e 4,2 kg

- Meninas: 53 cm e 4 kg


3 meses – já reconhece os pais, consegue firmar a cabeça e ganha peso. Agita-se com brincadeiras, escuta música e responde aos estímulos, com sorrisos e sons vocálicos. O principal instrumento, para conhecer o mundo, é a sua boca. Através dela, discrimina consistência, volume, texturas dos objetos, das pessoas e até das partes de seu próprio corpo, saboreando suas mãos, junto com brinquedos moles que consegue pegar. Consegue, até, colocar os pés na boca! A criança consegue segurar objetos com firmeza, por alguns minutos. Fica de bruços e apoia-se nos antebraços, para observar o que passa ao seu redor. Curiosa, procura objetos que foram removidos para pontos distantes da sua visão, e segue-os com o olhar, em até 180 graus.

- Estatura e peso médios:


- Meninos: 61 cm e 5,7 kg

- Meninas: 60 cm e 5,5 kg


5 meses – imita caretas. Segura objetos com firmeza, e consegue se arrastar para pegá-los. Chupa e brinca com os dedos dos pés. Percebe o barulho dos brinquedos, e fica atento para o que acontece ao seu redor. Balbucia, movimenta-se com mais agilidade, e pode rolar. O principal ganho, desse período, é conseguir girar a cintura. Deitada, a criança, primeiro, joga a bacia para o lado, depois as pernas e então o corpo. Também tenta fazer força para sentar-se. Ele consegue discernir uma voz doce de uma áspera, e demonstra, com expressão facial, algo que lhe desagrade. Chacoalha brinquedos, brinca de esconder e transfere objetos de uma mão para a outra. Já fica em pé, quando é segurado pela cintura.

- Estatura e peso médios:

- Meninos: 63 cm e 6,9 kg

- Meninas: 62 cm e 6,7 kg


7 meses – grita, ri alto e ensaia engatinhar, mas ainda não consegue. Tem uma visão maior do mundo. Quando sentada, coloca as duas mãos à frente do corpo, apoiadas no chão, para ter uma base de sustentação maior. Apanha pedacinhos de comida, e os come. Adora mudar objetos de uma mão para outra, e levanta os braços em saudação. Também tem reações de estranheza com pessoas e objetos não conhecidos, e sente medo. Repete os próprios sons.

- Estatura e peso médios:


- Meninos: 66 cm e 8 kg

- Meninas: 65 cm e 7,7 kg


9 meses – consegue engatinhar bem, e adquire mais força nos pés. Passa a manifestar de forma mais clara, sua personalidade. Gosta de ser o centro das atenções, e faz gracinhas. As capacidades e a frequência de tomar decisões, por conta própria, aumentam. Essa conquista acelera o desenvolvimento intelectual dos bebês. Agarra-se em móveis e consegue levantar-se. O dispositivo do medo, inato, é acionado após duas semanas do início do ato de engatinhar, pela experiência ou pelos alertas dos pais. Nascem mais dentinhos. É capaz de usar xícara ou copinho. Imita sons e acha brinquedos escondidos. Adora jogar objetos ao chão e observá-los caindo.

- Estatura e peso médios:

- Meninos: 69 cm e 8,9 kg

- Meninas: 68 cm e 8,6 kg


12 meses – tem interesse pelas cores e coopera para vestir-se. Entrega um brinquedo quando pedem, e sua linguagem fica mais apurada. O desejo de ficar em pé é incontrolável, dá uns passinhos, porém, prefere engatinhar para explorar o que está ao seu redor. Já se alimenta com a família, mas gosta de comer com as próprias mãos. Define gostos e aversões, pode ter menos apetite, e é capaz de lembrar onde estão guardados seus brinquedos.

- Estatura e peso médios:


- Meninos: 75 cm e 10,1 kg

- Meninas: 74 cm e 9,8 kg

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Saúde

por Colunista Portal - Saúde

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93