Alimentação, Exercício Físico e Tratamentos - Aplicação da Insulina
A insulina é prescrita pelo médico e deverá seguir corretamente suas instruç
Medicina
30/04/2015
A insulina é prescrita pelo médico e deverá seguir corretamente suas instruções e orientações. A autoadministração da insulina normalmente se vê para diabéticos do tipo 1, mas não são descartável para o diabetes tipo 2, quando a prática de exercício físico, alimentações balanceadas e hipoglicemiantes orais não dão conta de manter os níveis de glicemia no padrão correto.
A insulina de ação curta tem sua aparência límpida e as de ação mais prolongada são esbranquiçadas. Devem ser conservadas conforme orientação dos laboratórios. Nunca manter em refrigeração a ponto de congelar ou expor diretamente à luz solar ou em ambientes quentes.
As insulinas que são refrigeradas deverão ser retiradas da geladeira tempos antes da administração, pois deverão estar na temperatura ambiente e caso sejam observados flocos ou revestimento congelado e aderente, essa insulina deverá ser descartada.
As aquisições das seringas devem corresponder à prescrição médica, por exemplo: seringas de 1ml comportam 100U (unidades), seringas de 0,5ml – 50U, seringas de 0,3ml – 30U. As agulhas acompanham as seringas e hoje está disponível no mercado uma agulha menor e mais fina para pacientes muito magros e crianças.
A preparação da injeção deve corresponder à prescrição médica. A dosagem e a mistura de outros tipos de insulina deverão ser orientados e os pacientes treinados para a autoaplicação. É indispensável à presença de familiares a este treinamento, visto que, caso o paciente precisar, será a família que fará as aplicações.
A aspiração da insulina do frasco para a seringa pode ser uma dificuldade para muitos pacientes, mas veja uma dica: aspire na seringa o ar correspondente à dose da insulina. Você injeta esse ar no frasco e, com a pressão, a insulina vem para a seringa com mais facilidade. Importante sempre verificar se a dosagem veio correta.
Importantíssimo!
As seringas e as agulhas são de uso único, portanto, descartáveis. Nunca tente reencapar a agulha ou tirá-la da seringa, assim você evita acidentes com você e com outras pessoas. As agulhas e as seringas são obrigatoriamente descartadas em recipientes próprios para a segurança da pessoa que manipulará esses resíduos.
Abdome, braços (superfície superior), coxas (superfície anterior) e quadris são as quatro principais áreas de aplicação da insulina.
Veja a seguir!
Como as injeções de insulina são necessárias várias vezes ao dia, aplica-se o princípio de rodízio. Porém, alguns detalhes devem ser observados: aplicar insulina sempre em locais diferentes, com distância de 1 a 2,5 cm entre uma injeção e outra quando na mesma área. Isso é importante, pois garante a consistência da absorção da insulina.
injetar as doses matutinas no abdome e as doses noturnas nos braços ou pernas são formas de evitar alterações no tecido adiposo (lipodistrofia).
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93