Crescimento, Desenvolvimento E Maturação: Idade Cronológica X Idade Biológica

O crescimento é definido como sendo a transformação quantitativa.
O crescimento é definido como sendo a transformação quantitativa.

Medicina

29/04/2015

Com o passar dos anos, são vários os degraus alcançados pelo homem, resumindo as funções básicas inerentes ao desenvolvimento em: o crescimento, o desenvolvimento e a maturação.

1- O crescimento é definido como sendo a transformação quantitativa, ou seja, no que diz respeito ao aspecto biológico, cronológico (anos) e antropométricos (altura, peso, etc). Ou seja, o crescimento é o aumento na estrutura física realizada pela multiplicação de células.

2- O desenvolvimento é o aprimoramento de alguns componentes, sendo físico, mental, emocional, social, motor, ou seja, aprimorando o que era simples para um estágio mais evoluído.

3- A maturação se refere às transformações que capacitam o organismo alçar novos níveis de funcionamento. Com a maturação, cada dia que passa, estamos mais preparados para executar novas tarefas.

4- A maturação biológica alcança níveis intensos de modificação durante a puberdade, em nosso caso, trabalhamos somente com crianças. A maturação biológica pode ser definida como; todas as mudanças morfológicas e fisiológicas que acontecem durante o processo de crescimento devido às transformações físicas, psíquicas e sociais, estabelecendo um elo entre a infância e o final da vida adulta (velhice). Com a criança vemos algumas transformações, mas este estado se torna mais visível na puberdade.

5- A aplicação de tais conceitos é de fundamental importância para a distinção de padrões maduros em determinada faixa etária. Por exemplo: a menina e um menino. A menina tem um desenvolvimento mais rápido do que o menino em determinadas fases do crescimento.

6- Dessas situações, podemos tirar alguns aspectos importantes. Apesar de idades semelhantes o grau de desenvolvimento é diferente e assim chegamos à idade biológica e cronológica.

7- A idade cronológica é a idade determinada pela diferença entre um determinado dia e o dia do nascimento do indivíduo. Gallahue (1989) apresenta a seguinte classificação para a idade cronológica:

• vida pré-natal (concepção a oito semanas de nascimento);

• primeira infância (um mês a 24 meses do nascimento);

• segunda infância (24 meses a 10 anos);

• adolescência (10-11 anos a 20 anos);

• adulto jovem (20 a 40 anos);

• adulto de meia idade (40 a 60 anos);

• adulto mais velho (acima de 60 anos).

8- A idade biológica, por outro lado, corresponde à idade determinada pelo nível de maturação dos diversos órgãos que compõem o homem. A determinação da idade biológica, fator importante nos estudos sobre aptidão física, treinamento desportivo, crescimento e desenvolvimento, pode ser efetuada por meio da avaliação das idades mental, óssea, morfológica, neurológica, dental e sexual, o que possibilita que se formem, basicamente, três grupos: pré-púbere, púbere e pós-púbere (Araújo, 1985).

9- Para Malina (1988), os indicadores mais comumente usados para determinar a maturação biológica nos estudos de crianças e jovens são a maturação esquelética e o desenvolvimento das características sexuais secundárias, ou seja, a maturação sexual.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Saúde

por Colunista Portal - Saúde

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93