Recomenda-se que o paciente aguarde, pelo menos, uma hora após a realização de exercícios intensos, banhos quentes, uso de cigarros, refeições ou ingestões de líquidos quentes ou frios para a medição da temperatura corporal.
Essa pode ser útil para determinar a presença ou ausência de febre e eficácia de um tratamento, principalmente, em tratamentos de infecções com uso de antibióticos.
Nunca se esqueça que acima de 37,5º C a temperatura está elevada, exigindo cuidados e acompanhamento médico e caso ultrapasse 39º C, podem ocorrer convulsões.
Tipos de Termômetros:
Termômetro de tira plástica: as tiras plásticas contêm um cristal líquido, termo-sensível, que muda de cor para indicar a temperatura. Assim, coloque-as sobre a testa e realize a leitura após 1 minuto, com a tira ainda sobre a testa.
Esse método não é muito preciso!
Termômetro eletrônico: esse é utilizado como o de vidro, mas a leitura é feita em um visor digital.
Para o termômetro de vidro a leitura é feita segurando a extremidade oposta ao reservatório do termômetro, de forma que os valores da temperatura fiquem voltados para a pessoa que fará a leitura. Deve-se girar o termômetro, entre os dedos, para frente e para trás, até que um reflexo prata ou vermelho seja observado na coluna.
Para o termômetro de vidro: primeiro, deve-se limpar o termômetro com água fria e sabão ou friccionar com álcool. Em seguida, segure a extremidade oposta ao reservatório do termômetro e sacuda-o até que acuse uma temperatura igual ou inferior a 35º C (95º F).
Sendo possível medir a temperatura em três locais do corpo:
• Oral (na boca): coloca-se o termômetro sob a língua e, com os lábios, mantém-se o termômetro fixo, que deve ser mantido nessa posição durante três minutos.
• Retal: para esse método, utiliza-se um termômetro retal. Esse é recomendado para bebês, pois não são capazes de segurar o termômetro na boca de forma segura.
Assim:
• Lubrifique o reservatório do termômetro com vaselina.
• Posicione a criança de bruços, em uma superfície plana ou no colo.
• Abra suas nádegas e insira o reservatório do termômetro, cerca de 1 a 2 cm no canal anal.
• Após três minutos, remova o termômetro e verifique a temperatura.
• Axilar (sob a axila): é o método mais utilizado. Coloque o termômetro sob a axila, com o braço pressionado contra o corpo, durante cinco minutos antes da leitura.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Saúde
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93