A cirurgia é realizada com o auxílio de um equipamento que aspira a gordura.
Medicina
10/04/2015
Tipos de cirurgia
Lipoaspiração – é um procedimento para modelar o corpo, não sendo recomendado para quem quer emagrecer. Remover a gordura localizada, não garante a perda de peso permanente. É necessário seguir uma alimentação correta, com atividades físicas constantes.
A cirurgia é realizada com o auxílio de um equipamento que aspira a gordura, que se encontra debaixo da pele. Pode ser realizada, também, através da técnica ultrassônica, que “quebra” a gordura em pequenos pedaços, antes de ser removida.
É uma cirurgia simples, mas delicada. Se os procedimentos adotados não forem os corretos, há possibilidade de complicações, como infecção, embolismo, perfuração de órgãos, dor ou falta de sensibilidade, inchaço, queimação, problemas de pele e reações à anestesia.
Cuidados e orientações:
• Procurar um médico especialista;
• Evitar realizar tal procedimento se estiver emocionalmente abalado (a), devido a diversas situações, como: a perda de uma pessoa querida, a ruptura de relações valorosas ou uma demissão involuntária;
• Avaliar sua real motivação da busca pela beleza. Uma cirurgia plástica não trará, necessariamente, um ganho secundário, como um casamento mais feliz ou uma promoção no trabalho;
• A operação deve ser precedida de uma criteriosa avaliação clínica, e da realização de exames complementares, compatíveis com sua faixa etária e com o tipo de procedimento. A avaliação pré-cirúrgica é etapa indispensável para sua segurança;
• Observar todas as recomendações médicas para o pós-cirúrgico;
• Faça todos os questionamentos necessários, antes da cirurgia. Conheça todos os riscos inerentes ao procedimento, bem como o tempo previsto para duração dos resultados. Expectativas inalcançáveis costumam gerar frustrações;
• A cirurgia plástica estética ou reconstrutora pode causar impacto positivo no bem-estar integral, fortalecendo a autoestima e a autoconfiança. Para ser benéfica, deve ser encarada com muita responsabilidade. Gastroplastia – também conhecida como cirurgia de redução do estômago, ou ainda, cirurgia bariátrica, visa diminuir o volume de alimentos que pode ser absorvido pelo estômago, sendo indicada para obesos com IMC acima de 40 Kg/m². Na prática, a cirurgia busca seccionar o estômago (que tem capacidade para até 2 litros), criando, com a ajuda de um grampeador cirúrgico, um novo estômago, com capacidade para 50 ml.
Assim, o paciente não conseguirá ingerir uma quantidade muito grande de alimentos. Porém, o mesmo deve estar ciente de que, após a cirurgia, deverá mudar seu estilo de vida, no intuito de evitar qualquer tipo de problema no pós-operatório.
Como resultado, o paciente pode reduzir seu peso em 20 kg ou mais, em um curto espaço de tempo. Os benefícios da gastroplastia incluem a redução no risco de mortalidades, decorrentes de diabetes, hipertensão, doença cardíaca e certos tipos de câncer.
No aspecto social, muitos pacientes relatam melhoria na qualidade de vida, maior mobilidade, mais bom humor e autoestima. Apesar dos resultados potenciais, a gastroplastia somente é indicada quando os benefícios superam os riscos de uma cirurgia.
Balão Intragástrico – uma solução interessante, utilizada para os que estão no sobrepeso ou na obesidade leve e moderada. Consiste em introduzir um balão, por via endoscópica, sem a necessidade de intervenção cirúrgica e, nem mesmo, de anestesia geral.
O balão tem o objetivo de aumentar a sensação de saciedade no paciente, podendo ficar no estômago por até seis meses. É uma solução paliativa, que pode acelerar o processo de emagrecimento, em conjunto com a reeducação alimentar. Atualmente, o procedimento é muito utilizado em mulheres que engordaram na gravidez e sentem dificuldade
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93