Tratamento Para Dependentes Químicos: Reabilitação

O tratamento que visa à modificação no comportamento e hábitos dos usuários
O tratamento que visa à modificação no comportamento e hábitos dos usuários

Medicina

06/04/2015

A reabilitação se caracteriza como sendo uma fase do tratamento que visa à modificação no comportamento e hábitos dos usuários, para que a ausência da droga ou do álcool faça parte da vida da pessoa de forma normal e rotineira.

Diversas intervenções terapêuticas devem ser usadas para essa etapa em que a pessoa necessita de reabilitação e, comumente, são utilizados nas clínicas alguns procedimentos.


Procedimentos

• Conversas e aconselhamentos individuais e familiares;

• Mostrar aos usuários quais são os aspectos negativos sobre as drogas e sua dependência;

• Administração de medicamentos contra a vontade do uso das drogas e contra a ansiedade e depressão, gerados com a cessação do uso das drogas;

• Adoção de programas característicos de reabilitação;

• Ocupação do tempo com atividades de artesanato, esportes, artes, cultura e outras atividades que busque desvincular o uso da droga a sua rotina diária.

Os grupos de ajuda mútua são formados por pessoas que passam pelos processos de reabilitação juntamente com as pessoas que já estão reabilitadas, em que as histórias de superação da dependência, mediadas pelos profissionais, são destacadas e incentivadas. É fundamental que os grupos de ajuda façam parte dessa fase do processo de reabilitação e devem ser incluídos para que a eficácia do tratamento seja atingida.

O tempo do tratamento de reabilitação, muitas vezes, pode ser longo e dependerá da força de vontade do dependente, do grau da dependência, do organismo e de diversos outros quesitos que podem influenciar no tempo de resposta ao tratamento.

Os cuidados com o dependente de drogas devem ser sistemáticos, e devem seguir os programas de auxílio estabelecidos pelas equipes de assistência que irá realizar o acompanhamento, mantendo uma avaliação periódica de toda a evolução do mesmo. Além do acompanhamento especializado, o dependente necessita também do apoio de sua família e dos entes próximos.

Existem diversos métodos de acompanhamento que podem ser aplicados a fim de auxiliar e não deixar que a pessoa abandone o tratamento e volte a utilizar alguma droga, já que a vontade de consumo às vezes chega a ser insuportável.

Os acompanhamentos podem ser realizados pelas famílias, por profissionais habilitados e experientes no assunto e também por grupos de ajuda mútua.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93