Tipo de Drogas: Heroína

É produzida a partir de uma transformação química da morfina.
É produzida a partir de uma transformação química da morfina.

Medicina

06/04/2015

A palavra heroína é derivada da língua alemã, "heroich", que significa potente, enérgico. Essa droga é produzida a partir de uma transformação química da morfina, derivada do ópio, que é extraído de uma planta denominada Papoula (Papaver somniferum) Nativa da região Asiática, tem a sua produção voltada para fins medicinais, mas como toda droga, a sua produção é voltada para o comércio ilegal de tráfico de drogas.

A heroína foi inicialmente desenvolvida para ser a substituta da morfina, por ser mais “poderosa” e possuir efeitos medicamentosos eficazes com propriedades analgésicas e anestésicas.

Foi muito utilizada pelos combatentes norte-americanos na Guerra do Vietnã, em meados da década de 60, pelo fácil acesso que eles tinham à droga naquele país asiático, o que acabou por deixar grande parte dos membros das forças armadas americanas viciados na droga. Isso refletiu no aumento de consumidores nos Estados Unidos, que sofreram com uma grande epidemia da droga, a qual se alastrou pelo país e até hoje está presente.

A heroína em sua forma pura é uma substância com coloração branca e em pó, mas quando é extraída ilegalmente para o tráfico de drogas, pode apresentar coloração branca e marrom, podendo ser em pó ou em pasta (uma solução mais pastosa). A heroína é utilizada na maioria das vezes de forma endovenosa, isto é, injeta-se com seringa diretamente na corrente sanguínea ou também é utilizada por aspiração (cheirada) ou fumada.


Sensações que a Heroína Provoca


Uma das principais características produzidas pela heroína no organismo é causar boas sensações e momentos agradáveis. O que se assemelha a atuação da endorfina (neurotransmissor), que é responsável por relaxar e dar sensação de euforia e bem-estar para o nosso corpo.


Efeitos que a Heroína Pode Provocar no Organismo

• Euforia;

• Sono profundo e intenso;

• Efeitos tranquilizantes;

• Relaxamento dos músculos;

• Reações alérgicas na pele;

• Torpor (sensibilidade reduzida) e tonturas;

• Náuseas e vômitos;

• Bradicardia (diminuição dos batimentos cardíacos);

• Diminuição da frequência respiratória;

• Queda da pressão sanguínea;

• Lentidão nos reflexos;

• Dificuldades de comunicação, fala embolada;

• Contração das pupilas;

• Diminuição da libido (desejo sexual);

• Dificuldade de ereção nos homens.

Além de provocar problemas cardíacos, renais, respiratórios e de fígado, afetando a qualidade de vida e a saúde da pessoa que pode ter o seu tempo de vida reduzido.


Crise de Abstinência da Heroína

A crise de abstinência provocada pela ausência da droga causa grandes distúrbios físicos e psíquicos nas pessoas que estão dependentes. Os sintomas são náuseas, vômitos, sensibilidade à luz, pupilas dilatadas, insônia, aumento da pressão sanguínea, febre, dores no corpo, crises de choro e diarreia. Esses efeitos são gerados pela necessidade do corpo em suprir a falta da droga.


Contaminação da Heroína

Por ser uma droga de uso predominante de administração endovenosa, os cuidados de higiene e individualização das seringas são essenciais, pois o compartilhamento de uma agulha pode transmitir diversas doenças a um grupo de usuários, o que vai se disseminando e se tornando um problema ainda maior à saúde pública.
As principais doenças que são transmitidas com o compartilhamento de seringas são:

- AIDS;

- Hepatite;

-Sífilis;

- Malária;

- Doença de Chagas.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93