Tipo de Drogas: Anabolizantes

Os anabolizantes são substâncias hormonais esteróides.
Os anabolizantes são substâncias hormonais esteróides.

Medicina

06/04/2015

Os esteroides androgênicos anabólicos, conhecidos como anabolizantes são substâncias hormonais esteroides, que podem ser naturais ou sintéticas. Os anabolizantes são responsáveis pelo crescimento e aumento das células musculares, o que pode gerar hipertrofia ou proporcionar maior capacidade física nas pessoas. Essas substâncias são visadas por pessoas que querem um corpo com “melhor” aparência estética. São voltadas para abranger a ditadura estética que a sociedade atual impõe sobre as pessoas.

Os anabolizantes foram criados, em 1930, para ajudar na medicina contra as doenças de crescimento, no auxílio ao fortalecimento de soldados e em pessoas que sofreram cirurgias e que necessitavam de algum estímulo para voltar a se locomover. Hoje é utilizado, principalmente em pessoas com câncer e AIDS.

Os anabolizantes podem ser tomados na forma de comprimidos, injetados ou em misturas e shaikes. Pode desencadear diversas complicações no organismo, causando a morte, dependendo do tipo de substância e a quantidade que for aplicada em determinada região do corpo.


Efeitos e Proibição no Esporte


Os anabolizantes são capazes de aumentar significantemente a massa muscular, a força, a resistência e o condicionamento físico. Devido a esses efeitos, são proibidos de serem usados tanto por atletas ou por qualquer outro tipo de pessoa que busca apenas um “corpo perfeito”. Os atletas estão sujeitos a penas e banimento do esporte que pratica.


Falsificação

Os anabolizantes além de gerar diversos problemas de saúde e serem proibidos sem prescrição médica, podem ser encontrados pelas pessoas de forma adulterada e até mesmo falsificada, o que é muito comum no “mercado negro”, e isso expõe ainda mais as pessoas aos riscos oriundos dessa droga.


Efeitos Adversos à Saúde

Os principais efeitos nocivos à saúde dos usuários dessa droga são:

• Aparecimento de acnes;

• Retenção excessiva de líquido e tremores;

• Dores nas articulações e aumento da pressão sanguínea;

• Lesões severas no fígado;

• Impotência sexual - no homem disfunção erétil e na mulher diminuição da libido;

• Aparecimento de pelo;

• Aumento da próstata e diminuição dos testículos;

• Aumento do clitóris;

• Variação do humor, com aumento da irritabilidade e agressividade.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93