A adolescência é uma fase em que mudanças profundas acontecem.
Medicina
06/04/2015
Os jovens, pelo menos em sua grande maioria, não vivem sem uma amizade e um círculo social da mesma faixa etária, e é fundamental para a sua formação que esses relacionamentos aconteçam para o desenvolvimento de suas habilidades de relacionamento que o acompanhará durante toda a sua vida.
A adolescência (Idade entre 12 e 18 anos) é uma fase em que mudanças profundas acontecem. Os hormônios são liberados em grande quantidade, gerando transformações físicas e psíquicas, comum a todos os seres humanos, e mudanças sociais (novas amizades, namoro, sexo, decepções, vontade de independência, vergonha dos pais etc.) acontecem nessa fase.
A curiosidade, a vontade de experimentar novas sensações e emoções são uma das principais características dos jovens, e é nessa sensação de descoberta que se escondem os perigos, pois esses desejos que os jovens enfrentam os tornam suscetíveis às “tentações” que a sociedade oferece.
A influência de outros colegas é fundamental para que a iniciação às drogas aconteça. É muito raro um jovem partir sozinho ao encontro de alguma droga, ele a conhece com o colega ou com o amigo do amigo, ou ainda em um grupo que faz uso de alguma substância e passa a ter encontros cada vez mais frequentes.
É muito comum que esse primeiro contato comece com cigarros, maconha e bebidas alcoólicas, experimentados em festas, na escola ou em encontros nos finais de semana. Então os encontros passam a ser bem mais frequentes e com maior quantidade de drogas e álcool. Depois passa a outros tipos de drogas e a partir deste ponto começam as dependências física e psíquica.
O acompanhamento dos familiares é essencial nessa etapa da vida. As pessoas que buscam orientar e educar devem possuir metodologia diferenciada para lidar com essas situações, tentado sempre alertar, acompanhar e observar as atitudes que os jovens apresentam, pois só assim a família consegue prevenir diversas situações.
A juventude atualmente possui inúmeras fontes de informações, como televisão, internet, jornais, rádios e outros meios de comunicação, que lhe proporcionam o conhecimento em diversas áreas, inclusive sobre os riscos que o álcool e as drogas causam.
Ao se comunicarem com os jovens sobre esses problemas, os pais e professores devem ter em mente que eles já podem saber, nem que seja o mínimo, sobre as drogas. O foco deve ser nas pessoas que estão envolvidas com tráfico ou com qualquer tipo de vício, para que sejam evitadas, mas não descriminadas.
A educação e prevenção dos adolescentes deve sempre partir de conversas sérias para exaltar a confiança dos adultos no jovem, e mostrar que os males físicos e sociais podem ser irreversíveis.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93