Aulas de Anatomia - Um Debate Sobre Cadáveres em Faculdades de Medicina

É necessário ampliar reflexões sobre o tema
É necessário ampliar reflexões sobre o tema

Medicina

14/10/2014

Introdução
Para debater sobre questões éticas e angústias relacionadas ao tema da morte durante o curso de medicina, a liga acadêmica de saúde mental da Unigranrio (LASM) realizou uma atividade reflexiva sobre o impacto do uso de cadáveres em aulas de anatomia.


Objetivos
Relatar a experiência reflexiva da LASM na tentativa de humanizar e ampliar o olhar do estudante de medicina para os aspectos bioéticos relacionados ao estudo de cadáveres.


Relato de Experiência

A LASM realizou uma mesa redonda integrando bioética e saúde mental com a presença de alunos, professores e do inspetor do anatômico da universidade. Posteriormente foi planejada, em parceria com o centro acadêmico e com a professora da disciplina Saúde e Sociedade, uma aula de integração sobre morte no anatômico. A aula ocorreu com a presença de cadáveres no anatômico, onde foi realizada a leitura da oração ao cadáver e um poema sobre o tema. Um debate foi aberto sobre as angustias relacionadas ao primeiro contato com o cadáver e a ideia de estudar um corpo que um dia viveu e teve sua importância na sociedade.


Resultados
Foi proposta a criação de uma frase ou um poema em homenagem ao cadáver para a construção da primeira placa a ser fixada no anatômico. Os estudantes manifestaram interesse em fazer dessa aula interativa uma tradição da universidade.


Conclusões
Considerada um fracasso para a medicina, a morte não é um tema trabalhado com frequência. O contato com a morte inicialmente ocorre nas aulas de anatomia, porém o estudante de medicina não está preparado para esse momento e se sente muito angustiado durante o estudo de cadáveres. É necessário ampliar reflexões sobre o tema para que acadêmicos enfrentem as angústias relativas à morte durante o curso.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Cely Carolyne Pontes Morcerf

por Cely Carolyne Pontes Morcerf

Acadêmica do Curso de Medicina da Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy - UNIGRANRIO/ Campus Barra da Tijuca. Atual presidente da Liga Acadêmica de Saúde Mental da UNIGRANRIO/ Barra da Tijuca. Presidente e fundadora da Liga Acadêmica de Infectologia e Doenças Parasitárias da Unigranrio. Secretária e fundadora da Liga Acadêmica de Oncologia Pediátrica. Desenvolvendo projetos na área de Saúde Coletiva. Presidente do Projeto Ilumine. Diretora Social do Centro Acadêmico da Unigranrio (CAMU) - Gestão 2014.

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