O gênero Enterobacter: Emergência entre infecções hospitalares

Bactérias: Emergência entre infecções hospitalares
Bactérias: Emergência entre infecções hospitalares

Medicina

01/08/2014

As bactérias do gênero Enterobacter pertencem à família Enterobacteriaceae, e são bactérias gram-negativas, anaeróbias facultativas, geralmente encontradas na pele humana e plantas, bem como no solo, água, esgoto, trato intestinal, urinário e respiratório de humanos e animais e alguns produtos lácteos. Bactérias do gênero Enterobacter fazem fermentação fórmica e fermentação do Butanodiol, mas a quantidade de ácidos formados é pequena, predominando como produtos finais compostos neutros como o etanol, acetoína e butanodiol.


O gênero Enterobacter, antes classificados como Aerobacter, está constituído pelas espécies: Enterobacter aerogenes, Enterobacter cloace, Enterobacter agglomemns, Enterobacter gergoviae, Enterobacter sakazakii. A resistência destes microrganismos do gênero Enterobacter, a múltiplos antibióticos, explica a sua emergência entre as infecções hospitalares. São resistentes as cefalosporinas de primeira geração e desenvolvem facilmente resistência antibiótica contra cefalosporinas de segunda e terceira geração, devido a uma betalactamase induzida por estes.


A E. aerogenes é uma bactéria em forma de bastonete, ou um "bacilo", e como uma bactéria anaeróbia facultativa, prospera em ambientes com pouco ou nenhum oxigênio, tais como esgotos, solo e fezes. Num laboratório, a E. aerogenes cresce bem em agar MacConkey, que contém, corantes, sais e açúcares de leite. A sua temperatura ótima de crescimento varia de 30 a 37 graus Celsius. A E. aerogenes provoca uma grande variedade de doenças, dependendo de qual parte do corpo invade.


As doenças mais comuns incluem bacteremia, osteomielite, pneumonia e septicemia. No entanto, a E. aerogenes também provoca infecções do trato gastrointestinal, trato respiratório, trato urinário e na pele. A E. aerogenes é um patógeno oportunista. Isto significa que ele infecta um hospedeiro já enfraquecido. Ela também é uma bactéria nosocomial, o que significa que geralmente reside nos hospitais. Consequentemente, seus fatores de risco incluem internação hospitalar que duram duas semanas ou mais, cirurgia invasiva, visitas de terapia intensiva e uso de antibióticos.


Como outras bactérias do gênero Enterobacter, a E. aerogenes não tem predileção por raça. No entanto, ela é mais prevalente entre os recém-nascidos, crianças e idosos, particularmente entre os homens. A E. aerogenes é resistente à maioria dos antibióticos, incluindo cloranfenicol, quinolona e tetraciclina. Outro tratamento popular é o uso de uma combinação de drogas, tais como Imipenem e Gentamicina.



Referências Bibliográficas:


PATERSON, David L. Resistance in gram-negative bacteria: Enterobacteriaceae. The American journal of medicine, v. 119, n. 6, p. S20-S28, 2006.


FARHAT, C. K. et al. Infectologia Pediátrica. 2ª ed. Atheneu: São Paulo, 1999.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Rodrigo de Paiva Souza

por Rodrigo de Paiva Souza

.Acadêmico de Medicina da UFJF

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93