29/03/2014
A interação da molécula de DNA com as nanopartículas carregadas positivamente, ocorre principalmente por meio de interações eletrostáticas. Desta maneira, já foi demonstrado que ao interagir com nanopartículas altamente carregadas positivamente, o DNA (que possui carga contrária - negativa) se reestrutura tridimensionalmente, se dobrando e se enrolando as mesmas.
No entanto, o que acontece com a molécula de dupla fita de DNA ao se interagir com nanopartículas fracamente carregadas positivamente?
Até o ano de 2012 sabia-se que, se a nanopartícula é fracamente carregada, esta não é capaz de induzir na modificação no grau de compactação do DNA (alteração esta dependente da carga global das nanopartículas).
No ano de 2012, porém, Railsback e colaboradores publicaram um trabalho explorando a interação do DNA em solução, com nanopartículas de ouro (AuNP) de 1,4 nm de diâmetro funcionalizadas para carga total +6 por partícula (as ditas nanopartículas fracamente carregadas positivamente).
As AuNPs em questão se mostraram capazes de promover a abertura da dupla fita do DNA, com estas nanopartículas se arranjando em cluster, ao interagirem entre si, e aquelas mais próximas às fitas de DNA, interagindo ainda com as regiões de fita simples produzidas.
Os resultados observados oferecem uma nova gama de oportunidades na utilização de nanopartículas para diversas estratégias como a entrega de drogas e genes a células. A partir do controle de características como a carga e hidrofobicidade das AuNP sintetizadas, por exemplo, a engenharia de nanomateriais ganha uma nova perspectiva de possibilidade de controle de resposta estrutural do DNA frente às nanopartículas, veículo da entrega.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
Bacharel em Bioquímica pela Universidade Federal de São João Del-Rei: Campus Centro Oeste - Dona Lindu (UFSJ: CCO-Dona Lindu), mestre em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutoranda em Bioquímica e Imunologia (UFMG). Trabalha atualmente com nanomateriais como veículos de entrega de genes. http://lattes.cnpq.br/0507679642298410
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93