O gestor que trata da saúde do trabalhador precisa ser conhecedor dos setores
Medicina
17/03/2014
Citando uma importante frase descrita por Welch (2005, p. 101) a respeito da gestão de pessoas:
As empresas que gerenciam bem as pessoas contribuem para que isso aconteça. Se tiver condições, desenvolverá programas de treinamento interno, conduzidos por seus próprios executivos, que atuam não como professores, mas também como modelos.
Para ter uma boa gerência é necessária a realização de constantes treinamentos aos seus subordinados, que refletem em palestras, cursos, aprofundamentos, programas, ferramentas etc. É necessário, antes de tudo, que o gestor seja o principal modelo a ser adotado pelo trabalhador.
Estas ações não são diferentes quando se aplica a gestão na saúde e na segurança do trabalho, onde o foco principal é a QVT do trabalhador. Entretanto, fica uma pergunta. Quem pode ser o gestor responsável pela saúde do trabalhador? Quais os conhecimentos que este profissional dever ter?
A NR 4, norma regulamentadora que descreve os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), descreve os profissionais que devem fazer parte da Segurança do Trabalho:
Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho deverão ser integrados por Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho e Auxiliar de Enfermagem do Trabalho
(<.http://www010.dataprev.gov.br/sislex/paginas/05/mtb/4.htm#QUADRO_II>, Acesso em: 05 out. 2013).
Como é possível observar o profissional fisioterapeuta ainda não faz parte da equipe de SESMT. Atualmente o senado federal está estudando uma matéria que tem como objetivo incluir tal profissional na NR 4, tendo em vista as diversas ações preventivas e curativas das doenças ocupacionais, além da presença de diversos especialista em fisioterapia do trabalho e ergonomia.
Entretanto, o gestor que trata da saúde do trabalhador precisa ser conhecedor de todos os setores da empresa, os riscos para a saúde, atividades repetitivas desempenhadas, entre outros fatores que podem ocasionar alguns distúrbios no bem-estar do trabalhador e no seu ambiente de trabalho.
Algumas perguntas devem ser respondidas pelo gestor, tais como: em que momento aplicar práticas de ergonomia, há necessidade de executar programas de ginástica laboral, quais as doenças ocupacionais mais comuns presente em cada setor, fatores de risco ocupacionais. Todos esses fatores colaboram para a (QVT).
Para Costa (2007), reflexão e ação sistemática e continuada definem a moderna gestão, onde se avalia, elabora e acompanha. Para o autor a empresa que emprega uma gestão estratégica avalia, dá estrutura, trabalha com metas e desafios, além de adequar os planos de acordo com a realidade da empresa.
Muitas das vezes o gestor busca resolver um determinado problema presente no trabalho através de altos custos financeiros, e que muitas das vezes não surte efeito. É nesse momento que o gestor deve pesquisar a pessoa mais importante do setor de produção, responsável pela execução da atividade: o trabalhador.
O ponto principal para ter uma boa gestão é ouvir, em primeiro lugar, o trabalhador, pois é ele quem conhece o setor de maneira profunda, as necessidades, os defeitos e qualidades de seu setor. Para se ter controle no setor, o gestor pode utilizar indicadores estatísticos que servirão de analise para verificar se há aumento ou redução de determinadas variáveis.
Dentre as variáveis que necessitem de mais acompanhamento podemos citar as lesões por esforço repetitivo, sobrecarga de trabalho, mudança de layout, etc. O gestor deve observar e cumprir as legislações a serem cumpridas, evitando possíveis processos jurídicos, dentre os quais podemos citar as Normas Regulamentadoras e a CLT.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Finanças e Areas Afins
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93