Cirurgia bariátrica: Indicação

A OMS estabelece alguns critérios para a recomendação da cirurgia
A OMS estabelece alguns critérios para a recomendação da cirurgia

Medicina

19/02/2014

Segundo Fandiño et al. (2004) são candidatos para o realização da cirurgia bariátrica os pacientes com IMC > 40 Kg/m2 ou > 35 Kg/m2 associado a presença de comorbidades como hipertensão arterial, dislipidemia, diabetes tipo 2 e apneia do sono.


Para pacientes com IMC inferior a 35 kg/m2 ou pacientes com diabetes que necessitem de controle glicêmico, não há evidências suficientes para recomendar a cirurgia.


Critérios de indicação para cirurgia bariátrica segundo a Organização Mundial da Saúde:

Adultos com IMC > 40 kg/m2 sem comorbidades

Adultos com IMC ≥ 35 kg/m2 com uma ou mais comorbidades associadas

Resistência aos tratamentos conservadores realizados regularmente há pelo menos dois anos (dietoterapia, psicoterapia, tratamento farmacológico e atividade física)

Motivação, aceitação e conhecimento sobre os riscos da cirurgia

Ausência de contraindicações


Para verificar se o paciente está apto a realização da cirurgia, o ideal seria que a seleção ocorresse em um tempo mínimo de 5 anos de evolução da obesidade e história de falência do tratamento convencional realizado por profissionais qualificados.


A SBCBM (2013) coloca que a primeira recomendação para o tratamento da obesidade é a adoção de hábitos saudáveis, como dieta e exercícios físicos regulares. Em seguida, tenta-se controlar a doença por meio de remédios, os conhecidos emagrecedores. Quando o médico e o paciente se convencem de que se esgotou a tentativa de tratar a obesidade exclusivamente pela mudança do estilo de vida, uma das alternativas mais eficazes é recorrer à cirurgia bariátrica e metabólica.


Sobre as contraindicações, a cirurgia não deve ser realizada em indivíduos com pneumopatias graves, insuficiência renal, lesão acentuada do miocárdio e cirrose hepática. Além dessas, tem-se as doenças psiquiátricas que devem ser avaliadas com maior atenção.


Em relação a idade de realização da cirurgia, pacientes entre 16 e 18 anos podem realizar a cirurgia sempre que houver indicação e consenso entre a família ou o responsável pelo paciente e a equipe multidisciplinar.


As crianças e adolescentes com idade menor que 16 anos de idade, a cirurgia é desaconselhada em caso de síndrome genética, porém quando a indicação é unânime, o Consenso Bariátrico (2013) recomenda que, nessa faixa etária, os riscos sejam avaliados por cirurgião e equipe multidisciplinar.


A operação deve ser consentida pela família ou responsável legal e estes devem acompanhar o paciente no período de recuperação. Para adultos e idosos até 65 anos não existem restrições referentes a idade. Acima de 65 anos, cada caso deve ser avaliado pela equipe multidisciplinar, considerando risco cirúrgico, presença de comorbidades, expectativa de vida e benefícios do emagrecimento.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Saúde

por Colunista Portal - Saúde

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93