Cirurgia bariátrica: Pré-operatório

São diversos os exames a serem realizados antes da cirurgia
São diversos os exames a serem realizados antes da cirurgia

Medicina

19/02/2014

O objetivo do preparo no pré-operatório é incentivar o emagrecimento até a cirurgia, além de detectar as principais complicações relacionadas à nutrição, iniciar o processo de mudanças comportamentais e esclarecer e informar sobre os benefícios, riscos e consequências da operação.


O preparo adequado antes da cirurgia bariátrica é muito importante para o sucesso do pós-operatório, resultando em perda efetiva de peso e sua manutenção em longo prazo. A avaliação do paciente candidato à cirurgia bariátrica deve ser realizada por uma equipe multidisciplinar e de forma bastante detalhada, a fim de se identificar de forma adequada qualquer fator que possa prejudicar o resultado satisfatório da cirurgia.


O paciente deve ser submetido a uma anamnese bem completa, a qual deve conter dados do paciente referente à história evolutiva do peso, a identificação dos fatores que contribuem para o ganho de peso, incluindo o uso de medicamentos e de doenças associadas, doenças e cirurgias pregressas, a história de obesidade na família, distúrbios psicológicos, nutricional e social, além da prática de atividade física. Da mesma forma, deve-se detalhar o exame físico (antropométrico).


A avaliação da saúde mental antes do procedimento cirúrgico também é necessária. Avaliar a alimentação e identificar possíveis deficiências de micronutrientes também é muito importante, inclusive por meio de solicitação de exames bioquímicos, uma vez que comumente ocorrem e podem se agravar após o procedimento cirúrgico.


Os exames bioquímicos básicos que todo candidato à cirurgia devem realizar, são:


- Hemograma;
- Coagulograma;
- Tipo sanguíneo;
- Glicemia;
- Perfil lipídico completo;
- Função hepática;
- Exame de urina;
- Eletrocardiograma;
- Radiografia de tórax;
- Endoscopia digestiva alta;
- Espirometria
- EcoDoppler venoso de membros inferiores.


Os pacientes que apresentam alterações das enzimas hepáticas, com valores duas vezes acima dos valores de referência, serão solicitados a realizar ultrassonografia do abdômen e teste sorológico para hepatites virais.


O obeso fumante deve ser orientado a cessar o uso do cigarro pelo menos oito semanas antes da cirurgia com o objetivo de reduzir o risco de complicações tromboembólicas.


A cirurgia apresenta riscos e consequências, as quais devem ser passadas para o paciente. Além disso, é importante que o paciente esteja ciente que a operação não é a solução definitiva para o problema da obesidade e que o sucesso da cirurgia depende de mudanças de hábitos de vida. As principais consequências e riscos da cirurgia são: distúrbios gastrointestinais, intolerâncias alimentares, redução significativa da capacidade gástrica, deficiências nutricionais, necessidade do uso de suplementos e risco de reaquisição de peso.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Saúde

por Colunista Portal - Saúde

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93