Deficiência de ferro: Cirurgia bariátrica

Os alimentos fontes são carne de aves, boi, peixes e mariscos
Os alimentos fontes são carne de aves, boi, peixes e mariscos

Medicina

19/02/2014

A anemia por deficiência de ferro resulta em anemia ferropriva e pode afetar até dois terços dos pacientes que realizaram a cirurgia bariátrica. 20 a 49% dos pacientes submetidos à cirurgia do bypass gástrico em Y-de-Roux desenvolvem a deficiência.


Estudo comparou as técnicas cirúrgicas de bypass gástrico em Y-de-Roux e derivação biliopancreática depois de cinco anos da realização cirúrgica, verificou maior ocorrência de deficiência de ferro, identificada por reduzidas concentrações de ferritina na primeira técnica (38%) do que no procedimento cirúrgico de derivação biliopancreática (15%).


Os principais fatores que causam a deficiência de ferro no pós-operatório de cirurgia bariátrica são:


- Hipocloridria gástrica, dificultando a redução de Fe3+ à Fe2+. O ferro é absorvido na forma Fe2+ (ferrosa);

- Má absorção de ferro resultante da remoção dos principais locais de absorção do ferro: duodeno e jejuno proximal;

- Intolerância alimentar a carne vermelha, principal fonte de ferro;

- Menstruação e úlceras gastrointestinais.


A presença de anemia no antes da cirurgia está relacionada ao aumento da morbidade e mortalidade após a cirurgia bariátrica, além de menor redução da qualidade de vida. Quando a anemia é tratada antes da cirurgia, melhores resultados e melhor qualidade de vida são observadas.


Sinais e sintomas de deficiência:
anemia ferropriva, redução na produtividade no trabalho, redução na capacidade de aprendizado, retardo no crescimento, apatia, perda de habilidade cognitiva, baixo peso ao nascer, mortalidade perinatal.


Alimentos fontes:
fígado e vísceras (rim e coração) são as principais fontes. Carne de aves, boi, peixes e mariscos são boas fontes. As fontes de ferro não heme são as leguminosas como feijão, soja e lentilha, vegetais verde-escuros, cereais integrais e frutas.


NOTA:
ferro2+ (forma ferrosa) é a forma absorvida. Transferrina é a proteína transportadora de ferro. O ferro heme (presente nas carnes) é a forma mais biodisponível, pouco afetada por fatores dietéticos, apenas pela quantidade de cálcio ingerida que é um fator limitante.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Saúde

por Colunista Portal - Saúde

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93