Quais os efeitos colaterais de uma anestesia?

As anestesias evoluíram muito nos últimos 30 anos
As anestesias evoluíram muito nos últimos 30 anos

Medicina

06/02/2014

As anestesias evoluíram muito nos últimos 30 anos, de modo que hoje é possível realizar procedimentos cada vez mais complexos. Porém, hoje existem anestesias mais potentes, que além de promover a anestesia propriamente dita, promovem a depressão da respiração e do ritmo cardíaco. Muitos desses efeitos são previsíveis e na maioria dos casos são contornados pelo anestesiologista.


Porém, problemas não tão previsíveis podem surgir, contudo, são raros. As questões de risco dependem muito de diversos fatores, entre eles o estado clínico do paciente, além de fatores de risco que o mesmo já possuía antes de ser anestesiado. Outro fator que pode afetar os níveis de risco de anestesia está no tamanho da cirurgia a ser realizada. Quanto mais complexa a cirurgia maiores são os riscos da anestesia.


Os efeitos colaterais mais comuns de uma anestesia são:
- Dor de cabeça;
- Náuseas;
- Vômitos;
- Tremores;
- Calafrios;


Fonte:

SAERJ. Sociedade de Anestesiologia do Rio de Janeiro. Perguntas Mais Frequentes. Disponível em: <http://www.saerj.org.br/leigo/perguntasmaisfrequentes.asp > Acesso em 4/2/2014.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Saúde

por Colunista Portal - Saúde

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93