Entenda os significados da coloração da urina

A coloração natural da urina costuma ser sempre amarelo
A coloração natural da urina costuma ser sempre amarelo

Medicina

30/01/2014

Você sabia que a coloração da urina pode indicar que algo em seu organismo pode estar errado? Pois bem, a urina é um líquido transparente de cor amarela formada nos rins e que tem como objetivo transportar os produtos residuais do metabolismo até ao exterior do organismo.


A coloração natural da urina costuma ser sempre amarelo claro ou escuro, porém, essa coloração pode apresentar algumas divergências, por isso é importante que ao urinar, o indivíduo esteja atento para observar essas alterações. Manter-se hidratado é uma das melhores formas para preservar a cor natural da urina, ou seja, quanto mais líquido a pessoa tomar, mais hidratada ela ficará.


A urina pode aparecer de diversas cores diferentes, porém, ela pode não apresentar sintomas de dores, o que leva a pessoa a acreditar que está tudo bem ou que deve ser algum tipo de alimento ao qual ele ingeriu e mudou sua coloração e isso pode ser um grande engano.


A grande recomendação dos especialistas é que ao perceber essas alterações, o indivíduo procure imediatamente um auxilio médico para os devidos exames, caso diagnosticado algum problema, o profissional da área é quem recomendará os tratamentos necessários para combater tais problemas.


Veja algumas colorações e seus significados:
Urina cor azul: pode ocorrer devido à ingestão de certos tipos de medicamentos ou por alguns alimentos que contenham corantes.
Urina cor roxa: Pode decorrer de uma infecção urinária, acompanhada por uma bactéria que altera o PH da urina.
Urina cor laranja: decorrentes de alimentos que contenham beta-carotena, como por exemplo, a cenoura, beterraba e alguns tipos específicos de medicamentos (antibióticos).
Urina cor verde: decorrente de algum tipo de alimento que contenha corante ou de medicamentos como Amitriptilina, Propofol e a indometacina.
Urina cor vermelha ou rosa: é decorrente de sangramentos nas vias urinárias, principalmente em pessoas que sofre com cálculo renal ou também pela ingestão de alguns medicamentos e certos tipos de alimentos.


Fonte de pesquisas:
http://www.emmerson.com.br/novo/10577/
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/excrecao3.php
http://www.mundodastribos.com/interpretando-as-cores-da-urina.html

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Saúde

por Colunista Portal - Saúde

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93