As fraturas do olecrano podem ocorrer de uma simples queda
Medicina
29/01/2014
O olecrano ou o olecrânio como também é conhecido é aquele osso da parte de traz do cotovelo próximo de outro osso chamado de ulna e que assim como o úmero e o rádio ajudam a compor os ossos localizados no cotovelo.
Por ser uma das partes que mais se destaca e ao mesmo tempo a mais sensível da região do cotovelo, o olecrano é pouco protegido pelos músculos e de outros tecidos moles, por esse motivo qualquer queda pode levar o mesmo a sofrer diversos tipos de fraturas.
As fraturas do olecrano podem ocorrer de uma simples queda seguida de trauma atingindo diretamente o cotovelo ou por ser atingido por objetos rígidos ou por uma forte colisão, é por isso que quando batemos o cotovelo na quina da mesa ou em qualquer outro lugar, costumamos sentir fortes dores.
As fraturas do olecrano podem ser tratadas de duas formas, o tratamento simples ou o tratamento cirúrgico:
Tratamento simples: Nesse tipo de tratamento o olecrano requer apenas uma tala ou uma tipóia que tem como finalidade manter o cotovelo no lugar até o momento da cicatrização. Nessa fase do tratamento o paciente passa por um acompanhamento médico (fisioterapeuta), onde o mesmo realiza seções de radiografias que avaliam a evolução da fratura. Após um intervalo de 3 ou 4 semanas de avaliação, o especialista é quem dará o diagnostico final, se o paciente continuará com o tratamento ou se será liberado para suas atividades normais.
Tratamento cirúrgico: A cirurgia do olecrano é recomendada apenas em casos mais complexos, como por exemplo, quando a fratura é exposta ou quando apresenta deslocamento. Ao dar início na cirurgia, dois tipos de anestesias pode ser aplicadas, a anestesia geral ou a anestesia local, tudo depende da gravidade da fratura.
Para fazer a cirurgia do olecrano, o paciente geralmente deve estar em posição de decúbito dorsal ou em decúbito prona lateral. Durante a cirurgia o especialista faz uma incisão na parte de traz do cotovelo e logo após os fragmentos de ossos são colocados novamente em seus devidos lugares. Mas para manter os ossos em seus devidos lugares, o cirurgião se disponibiliza de alguns objetos que são importantes durante a cirurgia:
• Placas e parafusos;
• Parafusos;
• Suturas nos ossos ou nos tendões;
• Pinos/pinos de Kirshinner.
Fontes de pesquisas: http://www.marcosbritto.com/2011/04/fratura-cotovelo-olecranio.html
http://www.fisioterapiaparatodos.com/p/osso/fratura-olecrano-de-cotovelo/
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Saúde
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93