Vírus t-linfotrópico humano (htlv)

Pesquisas atuais descrevem que o HTLV-1 surgiu na África
Pesquisas atuais descrevem que o HTLV-1 surgiu na África

Medicina

18/12/2013

O HTLV-1, vírus linfotrópico das células T humanas tipo 1 foi pela primeira vez descrito no ano de 1980. Em células T de paciente que apresentava linfoma cutâneo. É um vírus que está relacionado a doenças neurológicas e leucemia. Nos dias de hoje, sabe-se que mundialmente existem mais de 10 milhões de pessoas infectadas por esse vírus. No Brasil a infecção é considerada endêmica. Apesar do baixo índice de prevalência na população geral.


Pesquisas atuais descrevem que o HTLV-1 surgiu na África. A partir de primatas não humanos. Uma transmissão interespécies. Sendo levado para o Novo Mundo no século XVI, durante o tráfico negreiro. Nessa época, o tráfico de escravos teria feito escala de suas embarcações nas Ilhas do Caribe. Uma região endêmica para o HTLV-1.


No Japão a introdução do HTLV-1 parece ter ocorrido através de portugueses que tiveram contato com populações africanas, antes de desembarcarem, em áreas litorâneas. Situadas ao Sul do Japão, hoje também reconhecidas como endêmicas para o vírus. Outras pesquisas relatam a existência da infecção pelo HTLV-1 há milhares de anos em regiões asiáticas. Com posterior migração dos povos primitivos asiáticos para as Américas.


No ano de 1985 ocorreram os primeiros relatos da correlação entre o HTLV-1 e a Paraparesia Espástica Tropical, PET. Através da demonstração da alta prevalência de anticorpos anti-HTLV-1 em soro e líquido cefalorraquidiano (LCR) de pacientes acometidos pela infecção na Martinica, Jamaica e Colômbia. Em 1986, outros pesquisadores descreveram casos de PET relacionados a altas taxas de anticorpos específicos para o HTLV-1.


Finalmente em 1989 a Organização Mundial de Saúde, OMS, reconheceu de modo oficial que a paraparesia espástica tropical e a mielopatia associada ao HTLV representavam a mesma doença.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Saúde

por Colunista Portal - Saúde

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93