Vírus do papiloma humano (hpv)

O vírus do papiloma humano é atualmente a doença sexualmente transmissível
O vírus do papiloma humano é atualmente a doença sexualmente transmissível

Medicina

18/12/2013

O vírus do papiloma humano é atualmente a doença sexualmente transmissível mais frequente no mundo. Em mulheres a infecção por esse vírus varia de 1,4% 25%. Dependendo da região estudada. O vírus é conhecido simplesmente pelas letras iniciais do seu nome em inglês, Human papillomavirus, HPV. Família viral com mais de 200 tipos conhecidos.


O HPV é o agente causador de hiperproliferações da pele e das mucosas, popularmente reconhecidas como verrugas. No trato genital a infecção por esses vírus é de grande importância devido a sua forte associação com o câncer de colo uterino. Doença maligna responsável pela segunda causa de morte por câncer entre as mulheres.


Apesar da grande popularidade atual, esses vírus são conhecidos desde a Antiguidade. Inicialmente foram descritos por Hipócrates, médico e pesquisador da Grécia antiga.


Esses vírus são os responsáveis pelos diferentes tipos de lesões benignas da pele, as verrugas humanas. Na maior parte dos casos, essas lesões têm crescimento limitado e regridem espontaneamente.


No século XVIII, a infecção pelo HPV chegou a ser confundida com a sífilis e, depois, com a gonorreia. Depois no século XIX, acreditava-se que eram lesões causadas por irritação do epitélio devido a descargas genitais, sujeira e outros agentes. Em seguida, pesquisadores passaram a observar que as verrugas genitais poderiam ter alguma associação com as não genitais.

Pois, havia grande semelhança entre as duas. Além disso, pessoas com verrugas genitais, por vezes apresentavam verrugas não genitais. A comprovação da transmissão sexual ocorreu de modo interessante. Em 1954, estudiosos observavam o frequente aparecimento de verrugas penianas em soldados que voltavam da Guerra da Coréia e Japão, onde tiveram relações sexuais com mulheres nativas. Após um período de cerca de quatro a seis semanas do retorno dos soldados, suas mulheres desenvolveram verrugas genitais.


Entretanto, o reconhecimento da origem viral para as verrugas não genitais ocorreu em 1949, após estudos com microscopia eletrônica. Evidências que foram confirmadas apenas na segunda metade do século XX.


Os papilomavirus são um grande grupo viral. Infectam uma enorme quantidade de espécies animais incluindo mamíferos, anfíbios, répteis e humanos. Porém, são espécie-específicos e os que infectam humanos só infectam humanos. Sendo assim, recebem o nome de acordo com a espécie animal que infectam. Os HPVs só infectam humanos.


Desde o ano 2000 os HPVs passaram a pertencer à família Papillomaviridae, gênero papillomavirus. Atualmente, sabe-se da existência de mais de 200 tipos de HPV, os quais infectam a mucosa genital e não genital, além da genitália externa. São vírus pequenos não envelopados, que medem aproximadamente 55nm de diâmetro. Possuem ácido nucleico do tipo DNA, circular de fita dupla envolvido por um capsídeo proteico formado por 72 capsômeros em simetria icosaédrica.


Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Saúde

por Colunista Portal - Saúde

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93