O conforto lumínico

A luz artificial não reproduz as cores como a luz natural que possui o espectro diferente
A luz artificial não reproduz as cores como a luz natural que possui o espectro diferente

Medicina

11/12/2013

A luz artificial não reproduz as cores como a luz natural que possui o espectro diferente, nem possui variação dentro do período do dia, reduzindo drasticamente a riqueza das cores e contrastes dos objetos iluminados.


Precisamos lembrar que além de seus benefícios à saúde da luz natural, temos também a ideia de tempo, ou seja, a sensação cronológica do dia. A iluminação natural é proveniente do sol de forma direta ou indireta por dispersão das nuvens.


A luz natural pode ser captada por composições arquitetônicas através de formas e dimensões de elementos construtivos, janelas e coberturas com iluminação zenital.


A distribuição da iluminação natural vai diminuindo a medida que nos afastamos das suas entradas, como as janelas, portanto uma localização estratégica e dimensionamento correto desse elemento, contribui para um melhor aproveitamento.


A iluminação zenital é aquela onde a luz natural adentra no ambiente por aberturas localizadas na cobertura do prédio. Essa é forma mais eficiente de iluminar um espaço, sendo mais indicada para espaços profundos e contínuos.


Tem-se como vantagem, sobre a iluminação lateral, o fato de proporcionar uma melhor iluminação, apresentando a desvantagem de dificultar a manutenção e limpeza pela sua localização.


O aproveitamento da luz natural potencializa a captação de iluminação para dentro do ambiente, e dessa forma evitamos a utilização da luz artificial, grande causadora de poluição devido à necessidade energia elétrica para seu funcionamento e o seu próprio processo de fabricação, que acarreta poluição ao meio ambiente. Não pode ser deixado de lado outro ponto negativo em relação à poluição, que é o descarte das lâmpadas, na maioria das vezes feito de forma errada.


Outro fator que deve ser lembrado é que a luz artificial gera calor ao ser utilizada e somada a temperatura das pessoas e condições gerais do clima, eleva potencialmente a temperatura do espaço.


Não queremos com essas observações execrar por completo a iluminação artificial que é necessária e útil em períodos do dia que não possuímos a luz natural, ou em ambientes em que se faz impossível a opção pela luz natural.


Concluímos assim, que a luz artificial deve ser um complemento, jamais uma substituição da luz natural.


Existe outro cuidado importantíssimo que devemos atentar quanto ao aproveitamento da luz natural, que é o aumento de temperatura e consequente comprometimento do conforto térmico.


O conhecimento da luminosidade local em sintonia com a geometria e dimensão do ambiente, o tipo de vidro utilizado nas janelas, as cores das superfícies internas e as superfícies refletoras externas, permitem o cálculo do nível e qualidade da iluminação natural, e se esta deverá ser complementada, ou modificada, de acordo com as necessidades.


De uma forma objetiva e bem prática, procuramos pontuar algumas estratégias para se conseguir uma boa iluminação natural:

• Organização dos espaços interiores compatível com a forma e melhor orientação da edificação no terreno;

• Análise da localização, forma e dimensões das aberturas;

• Estudo da geometria e das cores das superfícies internas, de maneira a conseguir uma distribuição homogênea da luz em seu interior;

• Projeto racional das partes fixas e móveis dos elementos que controlarão a entrada de luz e calor;

• Opção por controle de iluminação, ativo ou passivo, manual ou automático;

• Conhecimento das características térmicas e lumínicas dos materiais translúcidos a serem utilizados;

• Sensibilidade às cores decorrentes dos costumes e cultura local.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Dia A Dia e Estética

por Colunista Portal - Dia A Dia e Estética

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93