Medicina Reprodutiva

A medicina reprodutiva dispõe de inúmeros tratamentos
A medicina reprodutiva dispõe de inúmeros tratamentos

Medicina

08/11/2013

A medicina reprodutiva tem como desígnio identificar, precaver e combater fatores que originam problemas de fertilidade de um indivíduo ou de um casal. Para isso utilizam-se técnicas das mais variadas, sendo alguns procedimentos simples até os mais complexos quando necessários.


Dentre os tratamentos clínicos mais comuns a exemplo das mulheres que não ovulam, conseguem engravidar com a reposição hormonal de forma controlada, visto que a utilização de hormônios de maneira errada podem trazer sérios riscos a saúde. Problemas hormonais comumente são resolvidos com tratamentos clínicos. Para os homens, os tratamentos já não são tão abrangentes quanto como as mulheres. A forma mais eficiente conhecida para os homens é a manipulação do sêmen em laboratório.


Existem também algumas técnicas cirúrgicas onde a mulher realiza, de acordo com o caso, correções de anomalias provenientes da anatomia vaginal, tubas, endometriose, útero, tratamento de miomas e pólipos e também em casos como a Síndrome dos Ovários Micropolicísticos, que são resistentes na indução de ovulação.


Nos casos em que existe a necessidade de tratamentos cirúrgicos, em mulheres, a endometriose se mostra a patologia mais indicada para ser tratada cirurgicamente para o diagnóstico do tratamento. Nos homens existem técnicas cirúrgicas para a correção de anomalias anatômicas congênitas ou adquiridas do sistema reprodutor, assim como no tratamento de várias doenças do sistema reprodutor masculino.


Uma das técnicas mais comuns, e também, mais conhecidas está à inseminação artificial, onde o sêmen é processado artificialmente em laboratório e depositado pelo médico através de um cateter na cavidade uterina no instante da ovulação. Este é um procedimento simples onde as pacientes não precisam passar por nenhum tipo de anestesia.


Mulheres que possuem sérios problemas de ovulação podem optar por escolher óvulos que são doados por mulheres jovens, rigorosamente examinadas, que doam seus óvulos. Sendo assim, mulheres com problema de ovulação podem escolher esta opção, assim o médico adquire um óvulo sadio e realiza a fertilização com o sêmen do marido. As doadoras são rigorosamente selecionadas a fim de respeitar as características físicas, semelhança facial e sanguínea da mulher que receberá os óvulos.


A medicina reprodutiva dispõe de inúmeros tratamentos, clínicos e cirúrgicos, com objetivo de tornar possível a reprodução por pessoas que possuam problemas congênitos ou adquiridos. São inúmeras as clínicas espalhadas por todo o país, além do grande número de procedimentos a serem analisados pelo casal. Este é um ramo da medicina quem tem crescido muito nas últimas décadas, e se mostrando cada vez mais pioneiro e eficaz, resolvendo muito os problemas de muitos casais jovens que possuem problemas para gerar seus filhos.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Saúde

por Colunista Portal - Saúde

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93