Infecções bacterianas da pele

Alergias  são muito corriqueiras na população
Alergias são muito corriqueiras na população

Medicina

05/11/2013

Já ouviu falar de piodermites? Esta é a denominação dada para infecções bacterianas da pele. Elas são muito corriqueiras na população e exibem na maioria das vezes diversos aspectos clínicos. As bactérias responsáveis, comumente são as Streptococcus pyogenes (estreptococcus) e Stafilococcus aures (estafilococcus).


Impetigo:

Uma das manifestações mais comuns que advêm nas camadas mais superficiais da pele é denominada como impetigo, e geralmente aparece nos membros superiores e na face. Esta infecção atinge muito crianças recém-nascidas e também em crianças de cinco a sete anos. Esta infecção lembra uma queimadura de cigarro, pois apresenta bolhas e vesículas que em pouco tempo se rompem, formando pus nas regiões afetadas. As crianças que apresentam este tipo de lesão devem ser tratadas imediatamente, pois esta infecção se espalha para outras regiões do corpo de maneira muito rápida, e também podem ser transmitidas para outras pessoas.


Foliculite e terçol:


Uma infecção que aparece muito quando os homens se barbeiam ou na depilação das mulheres é a foliculite, que nada mais é do que uma infecção do o pelo. É comum na virilha de mulheres ou na barba em homens. É distinta por uma vermelhidão na pele, por esta estar irritada e com pus. Estas lesões são dolorosas e o tratamento pode ser realizado, muitas vezes, somente no local da infecção. Esta contaminação causa muito desconforto o que acabam por atrapalhar em atividades do dia a dia. Uma das soluções está na depilação definitiva nos locais que foram afetados. O terçol é uma infecção semelhante, porém está afeta os folículos dos cílios, região esta muito delicada e que ocasiona muito desconforto assim como a foliculite.


Celulite infeciosa e Erisipela:

A celulite infeciosa e a erisipela são as infecções bacterianas que mais atingem a pele, são bem profundas apresentando quadros que comumente possuem uma porta de início para a proliferação da bactéria, sendo estes locais como algumas pequenas feridas, por exemplo. A erisipele afeta muito os idosos e aparecem com frequência nas pernas. A pele fica avermelhada, podendo apresentar ínguas, esta é uma infecção muito dolorida, ocasionando febre na maioria dos casos. Para estes casos é importante a procura por atendimento médico especializado para o tratamento com antibióticos, porém é importante ressaltar que a internação pode ser a melhor maneira para o controle da infecção por completo.


Furúnculo:

A foliculite é muito confundida com o furúnculo, que nada mais é do que uma infecção na estrutura da pele, denominada por aparelho pilossebáceo e ocorre geralmente nas áreas do corpo que apresentam pelos que estão sujeitos a atritos, como por exemplo, as nádegas e as axilas. Este tipo de lesão é muito comum em adultos. Muitas vezes a região afetada precisa ser drenada, e esse processo pode durar aproximadamente de 10 a 14 dias.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Dia A Dia e Estética

por Colunista Portal - Dia A Dia e Estética

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93